Cavaco Silva apela a autarcas para aceitarem mais competências na Educação

Data:

O Presidente da República, Cavaco Silva, apelou aos autarcas portugueses para que aceitem assumir maiores competências na área da Educação.

Cavaco Silva está convencido de que "a transferência de competências na área da Educação é uma forma eficiente de combater o abandono e o insucesso escolares e o desvio de alguns jovens para a droga e delinquência".

O Presidente da República falava na inauguração do centro escolar de Alfândega da Fé, que acolhe todas as crianças do primeiro ciclo no concelho transmontano pioneiro na reorganização da rede escolar.

O município do distrito de Bragança foi apontado pelo Presidente como "um exemplo a seguir".

O Chefe de Estado defende a assunção por parte das autarquias de mais competências nesta área por entender que, "por uma questão de proximidade, são os autarcas que melhor conhecem os problemas e que maior capacidade têm de mobilização localmente".

"Daí o meu apelo aos autarcas portugueses e ao Ministério da Educação para que realizem um diálogo tão frutuoso quanto possível", frisou.

O Presidente da República entende que este processo deve avançar "para o bem da qualidade da Educação em Portugal e das crianças e dos jovens".

Cavaco Silva fez questão de se associar à inauguração do centro escolar de Alfândega da Fé, para manifestar "solidariedade e apoio ao esforço que tem sido desenvolvido pelo poder autárquico", nesta e noutras áreas, "numa terra em que a diminuição da população constitui o maior entrave ao desenvolvimento local", segundo o presidente da Câmara, João Carlos Figueiredo.

O município social democrata iniciou há seis anos o processo de encerramento das escolas, encontrando-se todas desactivadas nas 20 freguesias do concelho.

As crianças foram concentradas num centro escolar na sede de concelho, que tem novas instalações desde Janeiro, mas que só hoje foram oficialmente inauguradas pelo Presidente da República.

O edifício custou 1,5 milhões de euros e tem todas as condições, mas cada vez menos crianças, contando actualmente 117.

A autarquia assegura gratuitamente todo o processo escolar, desde o transporte às refeições ou manuais escolares.

Cavaco Silva iniciou em Alfândega da Fé uma visita de dois dias aos Nordeste Transmontano, em que visitará, ainda hoje, Mogadouro e Miranda do Douro, e passará todo o dia de domingo no Parque Natural do Douro Internacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.