O campeão olímpico do triplo salto Nelson Évora confirmou hoje que tentou impedir a expulsão do seu colega e amigo Marco Fortes da Missão Portuguesa aos Jogos Pequim2008, tendo pedido "calma" aos responsáveis pela equipa lusa.
"É verdade…", afirmou Nelson Évora à chegada ao Aeroporto de Lisboa, explicando que as polémicas declarações proferidas pelo lançador do peso após a eliminação não pretendiam "ferir ninguém": "Ele é uma pessoa emotiva e não devia ter sido interpretado como foi".
Vanessa Fernandes também aproveitou a conferência de imprensa à chegada a Lisboa para justificar as declarações proferidas logo após ter conquistado a medalha de prata do triatlo, garantindo que "nunca quis ofender ninguém".
"Todos os atletas deram o seu máximo", referiu Vanessa, contrariando as críticas que proferiu em relação a alguns atletas na onda de maus resultados entre os portugueses na primeira metade dos Jogos Olímpicos, que terão gerado mau ambiente entre a comitiva.
Vanessa Fernandes considerou que os acontecimentos de Pequim constituem "mais um passo, uma experiência" para muitos atletas, formulando votos para que Portugal tenha mais atletas e mais medalha nos próximos Jogos Olímpicos, que serão realizados em Londres, em 2012.
Apesar de passar à história como o quarto atleta português a conquistar o ouro olímpico, Nelson Évora fez questão em sublinhar que não se considerava "um rei" e lembrou o apoio que sentiu de toda a comitiva portuguesa no Estádio Olímpico quando conquistou a medalha.
"Houve um grande espírito de união e isso passou para dentro da pista e ajudou-me a conseguir a medalha", explicou.
Nos últimos dias na China, Nelson disse ter aproveitado para tirar fotografias e conhecer um pouco da "cultura espectacular" do país organizador dos Jogos da 29ª Olímpiada, onde conheceu a glória após uma presença discreta nos Jogos de Atenas2004.
O triplo-saltador concitou grande parte das atenções e motivou mesmo uma deslocação ao Aeroporto de Lisboa do embaixador de Cabo Verde, Arnaldo Andrade, uma vez que a sua família é de origem cabo-verdiana, apesar de ter nascido na Costa do Marfim.
Vanessa Fernandes foi também recebida pelo pai, o antigo ciclista Venceslau Fernandes, e tal como o seu colega de equipa no Benfica será homenageada em pleno Estádio da Luz, no próximo sábado, antes do início do Benfica-FC Porto para a Liga de futebol.
Momentos depois do final das declarações aos jornalistas, os dois atletas foram recebidos em delírio por algumas centenas de amigos, familiares e admiradores.
Mesmo com medalhas olímpicas ao peito, foram bem menos os que foram até ao Aeroporto de Lisboa vitoriar os dois atletas dos que se despediram da selecção de Portugal quando viajou para o Europeu de futebol da Suíça/Áustria , embora a recepção tenha sido muito mais calorosa.