A Portuguesa fez-se ouvir no «Ninho do Pássaro»

Data:

E a dois dias do fim dos Jogos Olímpicos de 2008, A Portuguesa fez-se ouvir no «Ninho do Pássaro», o Estádio Nacional de Pequim. Às 13 horas (hora de Lisboa), Nelson Évora subiu ao pódio mais alto para receber a medalha de ouro do triplo salto e um ramo de flores que vai oferecer à mãe.

 

O atleta português, vencedor do triplo salto, conteve as lágrimas no pódio mas confessou que não sabe ainda dizer qual é a sensação de ser campeão olímpico, porque durante a noite só dormiu uma hora e meia. Já com a medalha de ouro ao peito e a segurar o ramo de flores entregue na cerimónia, que vai oferecer à mãe, Nélson Évora admitiu, no entanto, que estar no degrau mais alto do pódio no Estádio Nacional de Pequim, foi “um momento único”.

“Já fui campeão do Mundo, mas se a cerimónia tivesse sido ontem [quinta-feira] talvez não estivesse tão preparado como hoje”, disse Nélson Évora que na quinta-feira só conseguiu falar para casa quando eram 19 ou 20 horas em Lisboa (02:00 ou 03:00 de hoje em Pequim). Mas o atleta afirmou, no entanto, que há “algumas diferenças” entre ser campeão mundial e olímpico.

“Nos Jogos Olímpicos há mais atenção e são só de quatro em quatro anos, mas quero fazer com que este não seja o melhor momento da minha carreira. Quero ir mais longe”, disee, admitindo que depois destes momentos “é sempre bom reflectir” para saber o que é preciso melhorar.

A médio prazo, Nélson Évora, que ganhou o concurso com 17,67 metros e tem como recorde pessoal 17,74, pretende “renovar o título e bater o recorde olímpico”, que é de 18,09 e pertence ao norte-americano Kenny Harrison desde Atlanta1996.

A longo prazo, quer bater o recorde mundial de 18,29, estabelecido em 7 de Agosto de 1995 pelo britânico Jonathan Edwards, em Gotemburgo, Suécia.

O triunfo de quinta-feira mereceu “uma grande festa” entre os atletas portugueses presentes na Aldeia Olímpica, mas por agora Nelson Évora só quer descansar: “Até ao fim do ano irei a alguns «meetings», mas não está nada confirmado”, disse o atleta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.