O atleta português Francis Obikwelu qualificou-se hoje para a segunda eliminatória dos 100 metros dos Jogos Olímpicos Pequim2008, ao vencer com facilidade a sétima das 10 séries da primeira ronda, com o tempo de 10,25 segundos.
A primeira das cinco séries da segunda eliminatória, que corresponde a quartos-de-final, está marcada para as 19:45 (12:45 em Lisboa) no Estádio Nacional de Pequim, conhecido como "Ninho de Pássaro".
"Estou bem", disse o vice-campeão olímpico dos 100 metros em Atenas2004, que ganhou a sua corrida com tranquilidade, terminando a controlar o nigeriano Obinna Metu, segundo a nove centésimos de segundo de Obikwelu, que também é oriundo da Nigéria.
Obikwelu teve "um bocado de medo" antes da partida, uma vez que Jesse Tamangrow, do Palau, fez falsa partida na pista nove e o português lembrou-se do que lhe aconteceu nos Mundiais de 2007, em Osaca, quando foi desclassificado por ter sido o segundo a largar antes do tempo.
"Tive um bocado de medo. Depois da falsa partida, meti na cabeça que era melhor descansar e não sair muito depressa, para não acontecer como no ano passado", afirmou o velocista do Sporting, de 29 anos, que considerou a pista "muito rápida".
Os cuidados do português na partida são provados com um dado: foi o terceiro mais lento a reagir na saída dos blocos, apenas à frente do ucraniano Dmitro Gulshchenko e de Michandong Reginaldo, da Guiné Equatorial.
Campeão europeu em 2006, Francis Obikwelu tem o 13º melhor registo de sempre, os 9,86 segundos da final de Atenas2004, mais 14 centésimos que o recorde mundial do jamaicano Usain Bolt.
Nenhum dos seus adversários na série possuía uma melhor marca pessoal inferior à sua, mas Dix Walter tem a nona melhor marca do ano, 9,96, numa tabela, liderada pelo recorde mundial de Bolt, em que Obikwelu surge apenas no 53º lugar, com os 10,04 conseguidos a 11 de Julho, em Roma.
O norte-americano acabou por ser terceiro, a 10 centésimos de Obikwelu, garantindo igualmente a qualificação directa para a segunda ronda.