JO: João Costa fora da final, não passa do 33º lugar

Data:

O atirador português João Costa não conseguiu hoje melhor que um 33º lugar no tiro com pistola de ar comprimido a 50 metros, o seu pior resultado de sempre nos Jogos Olímpicos, apesar de liderar o ranking mundial.

João Costa acabou a prova na carreira de tiro de Pequim com um total de 549 pontos no final das seis rondas, uma média de 91,5 pontos por série. O chinês Tan Zongliang, vencedor desta ronda e líder assim do grupo de oito atiradores que disputou a final terminou com um total de 565 pontos, uma média de 96,16 pontos por série.

"Foi uma prova que correu mal na generalidade. Houve tiros que correram bem e tiros que correram mal. Os que correram mal foram mesmo tiros fracos", disse o atirador em declarações aos jornalistas à saída da prova.

"É fácil fazer um seis como é fácil fazer um 10. Eles estão lá no alvo", acrescentou.

Nos Jogos Olímpicos de Atenas2004, João Costa ficou em 17º lugar na prova de tiro com pistola de ar comprimido e 12º lugar em tiro e pistola livre. Nos Jogos de Sydney em 2000, o atirador conquistou um sétimo lugar em pistola de ar comprimido e um 27º em pistola livre, enquanto no passado sábado ficou em 18º lugar na disciplina de pistola de ar comprimido a 10 metros, ao terminar com 579 pontos, uma média de 9,65.

"Podia ter sido melhor. Poderia ter corrido muito melhor", disse, comentando o seu estado de espírito após a prova de hoje.

Nas primeiras quatro séries o atirador português lutava ainda para conquistar um lugar na final, sempre com pontuações superiores a 90, mas as últimas duas séries, de 88 e 87 pontos, acabaram com qualquer esperança.

João Costa recusou-se a fazer qualquer análise técnica da prova, trabalho que disse ir fazer em seguida com o seu treinador, "para tentar perceber o que se passou".

A medalha de ouro acabou por ir parar ao sul-coreano Jin Jong-Oh, que venceu as finais com 660,4 pontos, arrecadando assim a quinta medalha da Coreia do Sul nestes Jogos Olímpicos.

O norte-coreano Kim Jong-Su (660,2 pontos) ganhou a medalha de prata e o chinês Tan Zongliang (659,5 pontos) a medalha de bronze.

Para o atirador português os Jogos Olímpicos acabaram hoje, voltando já na quarta-feira para Lisboa. No entanto, João Costa promete trabalhar para conquistar o apuramento para os próximos Jogos, em Londres 2012.

Quanto aos mundiais, onde lidera o ranking, Costa promete: "tentar ir às provas internacionais, fazer a classificação para disputar provas fora de Portugal e depois aí fazer as provas que sempre fiz até hoje".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.