Moutinho fez as pazes com o público "leonino" e marcou hoje de grande penalidade na vitória do Sporting frente à Sampdoria de Itália, por 2-0, no jogo de comemoração dos cinco anos no novo Estádio José Alvalade.
Derlei inaugurou o marcador, aos 24 minutos, num lance em que o guarda-redes Mirante foi mal batido, e a Sampdoria acabaria por jogar o segundo tempo reduzida a 10 elementos por expulsão de Campagnaro, aos 44 minutos.
A possível titularidade de João Moutinho, cada vez mais reconciliado com o público do José Alvalade, era uma das curiosidades do encontro e o médio surgiu mesmo no "onze" inicial do técnico Paulo Bento.
O jovem capitão "leonino", que pediu para sair durante o defeso para ingressar no Everton de Inglaterra, já quase não ouviu assobios em Alvalade e em alguns lances recebeu boas ovações, como no momento em que converteu a grande penalidade a punir falta sobre Postiga, aos 82 minutos.
Izmailov, Tonel e Yannick foram as outras novidades, tendo em conta o jogo de apresentação com o PSV Eindhoven (1-1), embora a principal nota tenha sido a ausência por lesão de Vukcevic.
O primeiro tempo foi quase sempre jogado a ritmo moderado, com as equipas a espevitarem após Derlei inaugurar o marcador, aos 24 minutos, num lance típico de puro contra-ataque, iniciado com um lançamento de Romagnoli.
O argentino lançou Yannick, o avançado combinou com Derlei e o brasileiro, na área, rematou fraco e rasteiro à figura de Mirante, que deixou o esférico escapar-se por debaixo das pernas.
Nos dois minutos seguintes, Romagnoli e Yannick também remataram com perigo à baliza italiana, e a Sampdoria respondeu por Bonazzoli, aos 28, e Sammarco, aos 33, embora com remates ao lado.
Aos 40 minutos, no lance mais bonito do primeiro tempo, Grimi serviu Romagnoli no flanco esquerdo, este cruzou para o interior da área e Derlei falhou a emenda vitoriosa.
Quase a fechar a primeira parte, Campgnaro viu o cartão vermelho mostrado pelo árbitro Pedro Proença, após uma falta grosseira sobre Abel. O jogo tinha sido marcado por muitas picardias e o juiz lisboeta não perdoou.
No segundo tempo, Paulo Bento tirou Rui Patrício, Abel, Grimi, Rochemback e Derlei para as entradas de Tiago, Caneira, Pereirinha, Veloso e Hélder Postiga, mas foi o Sporting a criar a primeira grande ocasião, por Izmailov, que sozinho frente a Mirante atirou ao lado.
Aos 61, Pereirinha cruzou na esquerda com peso e medida para Postiga atirar de cabeça ao lado, que, volvidos dois minutos voltaria a atirar, agora à figura de Mirante, numa altura em que o Sporting controlava por inteiro o encontro.
A melhor oportunidade da Sampdoria, sexta classificada da última edição da liga italiana, aconteceu, aos 67 minutos, por intermédio de Ziegler, instante após ter entrado em campo, mas o remate, em posição isolada, saiu ao lado.
O Sporting também poderia ter elevado, aos 79 minutos, num lance estranho de Tiui que, sem o guarda-redes Fiorillo na baliza atirou ao lado, mas os "leões" acabariam mesmo por elevar, aos 82, na penalidade convertida por Moutinho.
O Sporting vai agora fazer o primeiro encontro oficial da temporada frente aos campeões nacionais do FC Porto, para a Supertaça Cândido de Oliveira, agendado para o Estádio Algarve, no dia 16 de Agosto.
O Estádio José Alvalade, um dos 10 recintos onde foi jogado o Euro2004, foi inaugurado no dia 06 de Agosto de 2003.
Jogo disputado no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Sporting – Sampdoria (Ita), 2-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0 Derlei, 24 minutos
2-0 Moutinho, 82 (g.p.)
Equipas:
– Sporting: Rui Patrício (Tiago, 46), Abel (Caneira, 46), Tonel, Polga, Grimi (Ronny, 46), Rochemback (Miguel Veloso, 46), Romagnoli (Pereirinha, 46), João Moutinho (Adrien, 83), Izmailov, Yannick (Tiui, 68) e Derlei (Postiga, 46).
(Suplentes: Tiago, Rui Batista, Daniel Carriço, Pedro Silva, Adrien, Ronny, Caneira, Tiuí, Hélder Postiga, Miguel Veloso e Bruno Pereirinha).
– Sampdoria: Mirante (Fiorillo, 65), Stankevicius, Campagnaro, Pieri (Bianco, 88), Gastaldello (Rossini, 83), Accardi, Palombo, Sammarco (Lucchini, 65), Delvecchio (Padalino, 54), Franceschini (Ziegler, 59) e Bonazzoni (Mustacchio, 81).
(Suplentes: Fiorillo, Lucchini, Ziegler, Padalino, Rossini, Bianco, Poli, Eramo, Mustacchio e Grieco).
Árbitro: Pedro Proença, Lisboa.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Abel (19) e Gastaldello (82). Cartão vermelho directo para Campgnaro (44).
Assistência: 18.110 espectadores.