O ciclista Sérgio Paulinho vai falhar os Jogos Olímpicos Pequim2008 devido a problemas de saúde, e não será substituído na prova de estrada em linha, disse hoje à Agência Lusa o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo.
"O Sérgio não vai embarcar para Pequim devido ao seu estado de saúde", disse Artur Lopes, acrescentando que "já é tarde para haver substituição do atleta, dado que a corrida está agendada para dia 09".
Sérgio Paulinho, de 28 anos, tornou-se na primeira baixa na delegação portuguesa aos Jogos, nos quais ia defender a "prata" alcançada em Atenas2004.
Artur Lopes disse ter conversado recentemente com o treinador do ciclista, que o informou que Sérgio Paulinho não se encontra bem em termos de saúde, "como ficou provado sábado na Clássica de San Sebastian onde se viu obrigado a desistir".
Questionado acerca do problema de saúde ter a ver com o facto de Sérgio Paulinho não ter sido autorizado a usar medicação para a asma, Artur Lopes disse que a desistência não se ficou a dever a esse facto.
"Não tem nada a ver. Existem os pedidos de autorização de medicação. Ele fez o pedido, que não foi autorizado", explicou.
A equipa de ciclismo, que integra os ciclistas Nuno Ribeiro e André Cardoso, além do seleccionador José Poeira, o mecânico e o massagista, partiu hoje para Pequim, via Paris, pelas 11:05.
Em Pequim, o adido de imprensa do Comité Olímpico de Portugal, João Querido Manha, disse à Agência Lusa que o organismo não tem qualquer indicação sobre a desistência do ciclista, que deveria chegar terça-feira à capital chinesa.
De acordo com a mesma fonte, Paulinho "fez testes às alergias, em Portugal e nos Estados Unidos, que deram resultados negativos".
Assim, o ciclista suspendeu, a 27 de Julho, data em que passou para a alçada do Comité Olímpico Internacional, a medicação que estava a tomar.
Em Atenas2004, Sérgio Paulinho substitui na equipa olímpica de ciclismo José Azevedo, ausente devido a cansaço após a Volta à França, tendo conquistado a medalha de prata na prova de estrada.