A UEFA esclareceu que a composição do sorteio da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões em futebol, que contempla o Vitória de Guimarães, "tem carácter definitivo e não sofrerá qualquer rectificação".
O sorteio da terceira pré-eliminatória realiza-se sexta-feira, na sede da UEFA, em Nyon (Suíça), e terá o clube vimaranense como representante português, fruto do terceiro lugar no último campeonato nacional.
Gama Lobo, um dos responsáveis pelo gabinete jurídico do Vitória de Guimarães, dizia quarta-feira não estar preocupado com o facto do sorteio da terceira pré-eliminatória da "Champions" se realizar já sexta-feira, admitindo ainda o cenário de uma possível troca de clubes.
Mas um porta-voz da UEFA esclareceu à Agência Lusa que será mesmo o Vitória de Guimarães a disputar a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, já que as duas entradas directas para a fase de grupos estão definitivamente entregues a FC Porto e Sporting, os dois primeiros classificados no campeonato interno.
"A composição do sorteio de amanhã (sexta-feira) está definida e não sofrerá qualquer alteração. O Vitória de Guimarães estará na terceira pré-eliminatória e o FC Porto entrará directamente na fase de grupos", esclareceu o mesmo responsável do organismo, insistindo que este cenário "é definitivo para esta temporada".
O clube minhoto ainda acalentava esperança de entrar directamente na Liga dos Campeões caso o FC Porto fosse excluído da competição, por ter sido punido em Portugal por dois casos de tentativa de corrupção.
Nesse cenário, seria o Benfica a disputar a terceira pré-eliminatória, com o estatuto de cabeça-de-série, o que não sucede com os vimaranenses.
Os portistas chegaram a ser excluídos da prova pelo Comité de Controlo e Disciplina da UEFA, mas essa decisão viria a ser anulada pelo Comité de Apelo, o que motivou um recurso de Vitória de Guimarães e Benfica para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).
O TAS rejeitou este recurso dos dois clubes e acabou por viabilizar a participação do FC Porto na próxima edição da Liga dos Campeões.
Sobre uma eventual exclusão dos tricampeões nacionais para a época 2009/2010, o mesmo porta-voz da UEFA esclareceu que o organismo espera ainda pelo acórdão do TAS para decidir se reabre o processo do FC Porto.
"Não sei se o processo será ou não reaberto, pois tudo vai depender do conteúdo do acórdão do TAS, sobre os recursos do Benfica e Vitória de Guimarães, que ainda não foi disponibilizado. De qualquer forma, a orgânica das competições europeias para esta época está definida e não sofrerá alterações", garantiu o mesmo responsável.
Desta forma, o Vitória de Guimarães terá uma tarefa muito complicada para conseguir a entrada directa na próxima Liga dos Campeões, já que não integra o grupo dos 16 cabeças-de-série, onde figuram "gigantes" como o Liverpool, Arsenal ou Juventus.