Apito Final: UEFA confirma Guimarães na pré-eliminatória e FC Porto na fase de grupos

Data:

A UEFA esclareceu que a composição do sorteio da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões em futebol, que contempla o Vitória de Guimarães, "tem carácter definitivo e não sofrerá qualquer rectificação".

O sorteio da terceira pré-eliminatória realiza-se sexta-feira, na sede da UEFA, em Nyon (Suíça), e terá o clube vimaranense como representante português, fruto do terceiro lugar no último campeonato nacional.

Gama Lobo, um dos responsáveis pelo gabinete jurídico do Vitória de Guimarães, dizia quarta-feira não estar preocupado com o facto do sorteio da terceira pré-eliminatória da "Champions" se realizar já sexta-feira, admitindo ainda o cenário de uma possível troca de clubes.

Mas um porta-voz da UEFA esclareceu à Agência Lusa que será mesmo o Vitória de Guimarães a disputar a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, já que as duas entradas directas para a fase de grupos estão definitivamente entregues a FC Porto e Sporting, os dois primeiros classificados no campeonato interno.

"A composição do sorteio de amanhã (sexta-feira) está definida e não sofrerá qualquer alteração. O Vitória de Guimarães estará na terceira pré-eliminatória e o FC Porto entrará directamente na fase de grupos", esclareceu o mesmo responsável do organismo, insistindo que este cenário "é definitivo para esta temporada".

O clube minhoto ainda acalentava esperança de entrar directamente na Liga dos Campeões caso o FC Porto fosse excluído da competição, por ter sido punido em Portugal por dois casos de tentativa de corrupção.

Nesse cenário, seria o Benfica a disputar a terceira pré-eliminatória, com o estatuto de cabeça-de-série, o que não sucede com os vimaranenses.

Os portistas chegaram a ser excluídos da prova pelo Comité de Controlo e Disciplina da UEFA, mas essa decisão viria a ser anulada pelo Comité de Apelo, o que motivou um recurso de Vitória de Guimarães e Benfica para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).

O TAS rejeitou este recurso dos dois clubes e acabou por viabilizar a participação do FC Porto na próxima edição da Liga dos Campeões.

Sobre uma eventual exclusão dos tricampeões nacionais para a época 2009/2010, o mesmo porta-voz da UEFA esclareceu que o organismo espera ainda pelo acórdão do TAS para decidir se reabre o processo do FC Porto.

"Não sei se o processo será ou não reaberto, pois tudo vai depender do conteúdo do acórdão do TAS, sobre os recursos do Benfica e Vitória de Guimarães, que ainda não foi disponibilizado. De qualquer forma, a orgânica das competições europeias para esta época está definida e não sofrerá alterações", garantiu o mesmo responsável.

Desta forma, o Vitória de Guimarães terá uma tarefa muito complicada para conseguir a entrada directa na próxima Liga dos Campeões, já que não integra o grupo dos 16 cabeças-de-série, onde figuram "gigantes" como o Liverpool, Arsenal ou Juventus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.