Um golo do "canarinho" Bruno, a dois minutos do fim, afastou hoje a selecção portuguesa de futebol de praia da final do Mundial2008, que se disputa em Marselha (França), na derrota por 5-4 frente ao bicampeão Brasil.
No primeiro encontro das meias-finais, Portugal ainda chegou ao terceiro período em vantagem (3-2) no marcador, mas acabou por ceder à maior experiência e velocidade da selecção "canarinha", que teve como grande figura o inspirado André, autor de um "hat-trick".
A última vez que a selecção portuguesa venceu o Brasil foi nas meias-finais do Mundial2005, após a marcação de grandes penalidades, mas acabaria por falhar a conquista do título, ao perder com a França no jogo decisivo da prova.
Com este resultado, a formação da "quinas" voltou a ficar afastada da final do Mundial pelo terceiro ano consecutivo e vai agora disputar o terceiro lugar da prova frente à equipa derrotada do outro encontro das "meias", entre Espanha e Itália.
Nas areias da praia do Prado, logo no início da partida, Belchior ainda deu espectáculo, ao enviar a bola com estrondo à barra com um pontapé de bicicleta, mas foram os campeões do Mundo a marcar, através de André.
Em desvantagem, Portugal apareceu melhor no segundo período e conseguiu facturar por três vezes, por Madjer, Belchior e Torres, contra apenas um golo do Brasil, alcançado pelo veterano Benjamin.
Com o sonho da final a apenas 12 minutos de distância, Portugal caiu fisicamente no último período, deixou-se ultrapassar pela velocidade de André, que facturou por duas vezes, e viu o título Mundial ficar fora dos horizontes quando, a dois minutos do fim, Bruno bateu o guardião Rodrigues com um forte "disparo".
A selecção portuguesa disputa domingo o terceiro lugar do Mundial2008, o quarto com as insígnias da FIFA, num encontro com início marcado para as 16:30.