Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, e António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, participaram no passado dia 11, na cerimónia de inauguração da Praça Fernando Pessoa.
Durão Barroso, considerou a Praça Fernando Pessoa, “no coração de Bruxelas”, uma “belíssima homenagem a Portugal” e à comunidade portuguesa residente na capital belga. O presidente da Comissão Europeia salientou ainda a “capacidade de adaptação e de integração” dos portugueses, sendo as comunidades residentes no estrangeiro disso exemplo.
A renovação da Praça resulta de uma colaboração entre a região de Bruxelas, a embaixada de Portugal e a autarquia da capital portuguesa.
A renovação da Praça Fernando Pessoa integra-se nos trabalhos de requalificação de Flagey, zona onde vivem muitos dos 12 mil portugueses residentes na capital belga e onde se encontra a maior parte do comércio luso, nomeadamente cafés e mercearias, além de associações de emigrantes.
Os primeiros portugueses, por ali chegaram, nos anos 60, constituíram a primeira comunidade lusa em Bruxelas. Surgiram os primeiros cafés e restaurantes portugueses. Nos anos 90, a praça recebeu uma estátua comemorativa de Fernando Pessoa, da autoria de Irene Vilar, e recentemente o pavimento reconstruído com pedra/cubo por calceteiros portuguesas.
Os custos da recuperação da Praça Fernando Pessoa foram assumidos pela autarquia de Ixelles, tendo a autarquia de Lisboa disponibilizado os cinco calceteiros, que estiveram um mês e meio a trabalhar em Bruxelas.
Bélgica: Calçada portuguesa embeleza praça em Bruxelas
Data: