Caso Maddie: Decisão até ao final de Julho

Data:

Numa altura em que aumenta a especulação sobre as datas previstas para uma decisão sobre o caso do desaparecimento da menina inglesa, o gabinete do Pinto Monteiro, Procurador-geral da República, garantiu ao Diário de Notícias (DN) que o prazo imposto aos procuradores do Ministério Público, termina no final deste mês.

Durante esta semana, alguns jornais apontavam a próxima semana e o dia 2 de Agosto para o Ministério de Público tomar uma decisão quanto ao processo.

Esta decisão pode passar pelo arquivamento do processo, dedução de acusação ou ainda a marcação de novas diligências, depois de a Polícia Judiciária ter entregue esta semana o relatório final da investigação ao Ministério Público.

"Não foi dado um prazo fixo" nesse sentido por Pinto Monteiro, disse o gabinete de Pinto Monteiro ao DN. O que foi pedido aos magistrados é que "num prazo razoável e antes do fim do mês concluíssem se é necessário ou não realizar mais diligências ou se o processo está pronto para o despacho final".

Por outro lado, e enquanto muitos reforçam a ideia de que os pais de Madeleine, Gerry e Kate McCann, arguidos por suspeita de envolvimento no desaparecimento da filha, poderão ser acusados da prática de crime de exposição e abandono da menor, punível com pena de prisão até cinco anos, o advogado João Grade dos Santos, embora desconheça o processo, é peremptório ao afirmar ao DN que "o crime de abandono exige dolo".

E "enquanto não estiver provado o dolo, não se pode pensar em crime", frisou o causídico, lembrando que "só é crime quando a pessoa que abandona sabe que naquelas circunstâncias o menor vai correr riscos".

E exemplifica: "um pai deixa um filho em casa e tudo pode acontecer. Mas se tal não lhe passar pela cabeça, já não é crime", explica. "Se alguém agarrar numa criança e a levar para o meio da serra e ali a deixar de noite, aí, sim, já é crime, porque sabe que ela corre riscos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.