Nigéria: Carlos Soares foi libertado e regressou a Portugal

Data:

O cidadão português Carlos Soares, de 42 anos, natural de Leça da Palmeira e residente em Lagos, esteve sequestrado 42 dias na Nigéria.
A acção de sequestro ocorreu a 13 de Maio, no Estado dos Rios, no Delta do Níger, quando homens armados atacaram o na-vio em que se encontrava o português, comandante da embarcação, e a restante tripulação, um ucraniano e nove nigerianos. As 11 pessoas integravam a tripula-ção do navio Lourdes Tide, que fazia a rota entre Onne (no Estado dos Rios) e Escravos (no Estado do Delta) quando foi atacado. O navio encontrava-se ao serviço da empresa Tidewater, uma companhia norte-americana contratada pela petrolífera Che-vron, também sediada nos Estados Unidos da América.
Segundo o secretário de Estado das Comunidades, António Braga, a libertação, que ocorreu no dia 25 de Junho, foi uma ope-ração “complexa e sensível”, que decorreu sem incidentes e foi re-alizada “com recurso aos serviços de informação nigerianos”.
Nas suas declarações à Agência Lusa, António Braga destacou a cooperação verificada entre os governos português, nigeriano e norte-americano na libertação de Carlos Soares: “expresso o meu reconhecimento aos senhores embaixadores dos Estados Unidos, em Lisboa e Abuja, e às autoridades nigerianas, por toda a cooperação realizada nesta complexa e sensível operação”.
O sequestrado português e o sequestrado ucraniano, imediato do navio, foram libertados no dia 25 de Junho. Os restantes marinheiros já se encontravam em liberdade.
Logo após a sua libertação, Carlos Soares efectuou exames médicos de rotina num hospital na Nigéria, e, de acordo com o seu irmão, José Porfírio, ficou confirmado que o ex-refém contraiu malária.
Ainda de acordo com José Porfírio, Carlos Soares viajou no fim-de-semana seguinte para Portugal, passando alguns dias no Algarve, onde reside, e seguindo depois para Leça da Pal-meira, onde vive a sua mãe.
Ao longo do ano de 2007, mais de 200 estrangeiros empre-gados no sector petrolífero foram raptados na Nigéria e libertados depois de terem sido pagos resgates.
Neste caso em particular, e numa mensagem que pode ser relevante para as famílias de outras possíveis vítimas, António Braga fez questão de realçar a importância da “atitude dos familiares (de Carlos Soares), que escrupulosamente mantiveram a serenidade essencial para o encaminhamento do processo”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.