Tempo de férias em Portugal – Sugestões para um verão animado

Data:

“Pelos caminhos de Portugal,
“Eu vi coisas tão bonitas,
“Vi um mundo sem igual…”

A canção popular tem muitos anos e continua tão verdadeira como da primeira vez que foi escutada. O Verão – e, em particular, o mês de Agosto – é a altura do ano em que Portugal vê regressarem mais emigrantes. Neste mês de férias por excelência, mas também de sol e muito calor, localidades por todo o país recebem de braços abertos os ‘filhos da terra’.
Mas muitos dos emigrantes que passam as suas férias em Portugal não se deixam ficar apenas pela ‘sua terra’. Como temos vindo a constatar nos últimos anos, são já muitos os que aproveitam a estadia para correrem litoral e interior, fazendo praia e/ou dando passeios.
Ora, sabendo nós que assim é, oferecemos-lhe na última edição várias sugestões de festas e romarias a visitar. E, nesta edição, damos-lhe a conhecer algumas das feiras e festivais que decorrem, entre Julho e Setembro, um pouco por todo o país.
Ao longo de todo o Verão, a localidade de Pêra, no Algarve, recebe o Festival Internacional de Esculturas de Areia. No local, poderá admirar a habilidade de escultores de vários países, que criaram verdadeiras obras de arte em areia. À noite, quando está menos calor, o recinto é iluminado e oferece também música ao vivo, teatro, dança e artes circenses.
De 10 a 20 de Julho, Óbidos recebe o Mercado Medieval e faz uma viagem no tempo. Cercada de muralhas, esta vila é o cenário ideal para centenas de figurantes e actores, que, trajados a rigor, animam as ruas, dando vida a nobres, mendigos, almocreves, malabaristas, músicos e jograis. Torneios a cavalo ou a pé, ceias medievais e um mercado completam o cenário.
No Centro Cultural de Lisboa, de 15 de Julho a 31 de Agosto, a capital oferece espectáculos de circo, fanfarras e bandas, música multiétnica, teatro móvel, marionetas, jogos de água, instalações, jazz e música electrónica, num programa pensado para fruir ao ar livre. Tudo se passará nos jardins, praças, terraços e esplanadas daquele espaço junto ao rio.
As ruas de Cacela-Velha, de 24 a 27 de Julho, regressam aos tempos da ocupação árabe, e aí poderá comprar especi-arias e produtos orientais, apreciar jóias, cerâmicas e tapeçarias, e degustar iguarias da gastronomia árabe nos dias e noites da Moura Encantada, mesmo em frente ao Parque Natural da Ria Formosa.
De 25 a 27 de Julho, o centro histórico de Loulé recebe o Festival Internacional de Jazz, que levará ao Algarve nomes conceituados a nível mundial. Jazz, mas também blues, funk e música clássica europeia animarão o ambiente na Cerca do Convento do Espírito Santo, naquele que é o enquadramento ideal para um concerto ao ar livre numa noite de Verão.
A Feira Internacional de Artesanato do Estoril é um excelente local para adquirir peças de artesanato nacional e estrangeiro e apreciar o trabalho dos artesãos que mostram ao vivo como elaboram as suas obras. A Feira decorrerá num recinto ao ar livre e os restaurantes locais irão apresentar o melhor da gastronomia portuguesa, que poderá saborear enquanto assiste aos espectáculos de música popular, fado ou folclore, de 26 de Ju-nho a 31 de Agosto. Também no Estoril, até 3 de Agosto, decorrem as Semanas de Música.
Em Paredes de Coura, de 31 de Julho a 3 de Agosto, decorre o Festival de Músi-ca local. As bandas apresentam-se num anfiteatro natural, na praia fluvial do Tabuão, junto à vila. Será uma festa com muita animação e uma paisagem única.
Em Julho e Agosto, Aveiro recebe as Festas da Ria, que levam mais vida e animação à cidade. O ponto alto das Festas será a regata de moliceiros – as coloridas embarcações típicas que se dedicavam à apanha da vegetação da ria. Do programa fazem também parte espectáculos, ex-posições, desportos radicais, mostras de artesanato e gastronomia.
Entre Julho e Agosto, Montemor-o-Velho recebe aquele que é o mais antigo Festival de Teatro em Portugal. Com espectáculos em vários pontos da localida-de, o ‘Citemor’ integra também as artes do cinema, da dança e da música.
Em Guimarães, de 1 a 4 de Agosto, pode assistir às Festas Gualterianas, que desde há um século animam esta cidade. O ponto alto dos festejos é a procissão em honra de São Gualter, que se realiza no domingo, dia 3, mas o vasto programa de animação tem motivos de sobra para agradar a todos, e inclui um cortejo histórico, batalha de flores, tourada, fogo-de-artifício e muita música popular.
Santa Maria de Feira transforma-se todos os anos, em Agosto, num burgo medieval em que cavaleiros com pesadas armaduras empunham grandes espadas e disputam torneios. Durante dez dias, de 1 a 10 de Agosto, o centro histórico da localidade vai tornar-se numa grande feira da Idade Média, na qual marcarão presença mercadores, artesãos, ferreiros, padeiros, almocreves e vendedores de licores. No interior do castelo, poderá apreciar cenas da vida quotidiana da época; pelas ruas, saltimbancos, músicos, malabaristas e cuspidores de fogo transportam os visitan-tes no tempo.
Nos Açores, a ilha do Faial recebe a ‘Semana do Mar’, de 3 a 10 de Agosto. Em terra, a animação inclui espectáculos de música e folclore, exposições, feiras de artesanato… No mar, o Festival Náutico dá o mote, com provas desportivas nas moda-lidades de natação, mergulho, regatas de vela e botes baleeiros, remo, canoagem, pesca desportiva… Um espectáculo de fo-go-de-artifício sobre a baía da Horta encerrará as festas.
De 4 a 10 de Agosto, a localidade de Carvalhais, perto de São Pedro do Sul, recebe o festival ‘Andanças’, um Festival Internacional de Música e Dança Tradicional, que aposta na difusão da dança e da cultura popular de forma participativa e dinâmica. O ‘Andanças’ integra oficinas de música, teatro e artesanato, decorrendo em clima de contacto com a natureza e oferecendo muitas actividades para descobrir o património natural, histórico e arqueológico daquela bela região.
De 7 a 10 de Agosto, a Zambujeira do Mar recebe um dos maiores festivais de música do Verão português. A vila pisca-tória da costa alentejana, famosa pelas suas belas praias e temperaturas amenas, reúne durante quatro dias bandas de várias tendências musicais, num local que permite desfrutar do azul do mar e do verde do campo.
Em Silves, entre os dias 9 e 17 de Agosto, pode ver como viviam mouros e cristãos na Idade Média. Durante sete dias, aquela que foi a capital algarvia durante a ocupação árabe será ‘invadida’ por per-sonagens de outros tempos, como saltimbancos, malabaristas, bailarinos e encantadores de serpentes.
Viseu recebe, de 14 de Agosto a 21 de Setembro, a Feira Franca, uma feira medieval que tem vindo a crescer nos últimos anos e que, hoje, acolhe muita música, folclore, artesanato e gastronomia.
Nos últimos dias de Agosto, Castro Marim também regressa à Idade Média e encena uma recriação histórica de grande rigor. Ao longo de quatro dias e quatro noites, o castelo vai voltar a receber reis e rainhas, cavaleiros, bobos, jograis, nobres e damas. Torneios a pé e a cavalo, espectáculos de teatro de rua, banquetes animados por música da época e uma feira de mercadorias e artesanato completam a animação destes dias medievais, de 28 a 31 de Agosto.
Na primeira semana de Setembro, em Campo Maior, pode assistir à Festa das Flores e ver as ruas daquela localidade enfeitadas de flores e de papel em composições alegres e coloridas.
De 5 a 7 de Setembro, as estradas do Caramulo recebem um Festival de veículos clássicos e desportivos, que combinará a competição com o lazer. Pode aproveitar esta oportunidade para desfrutar das paisagens deslumbrantes da Serra do Caramulo e para visitar o Museu local.
A 6 e 7 de Setembro, o Porto vai receber a ‘Red Bull Air Race’, a corrida aérea mais emocionante do mundo. Esta compe-tição consiste numa prova de slalom em que pilotos habilidosos contornam obstá-culos em voos que quase tocam o solo. O rio Douro será o palco deste evento.
Em Setembro, a Madeira dedica um festival ao navegador Cristóvão Colombo, que nesta ilha passou e viveu alguns anos da sua vida. Música, exposições, animação de rua, encenação de ambientes me-dievais que recriam o desembarque de Colombo no cais da cidade, e um cortejo histórico marcam os dias 11, 12 e 13 de Setembro.
Nos sábados de Setembro, o Campeonato Mundial de Pirotecnia vai encher de luz e cor os céus de Lisboa. Nesta edição, o festival terá como cenário a bela Praça do Comércio, aberta sobre o rio Tejo, que deverá proporcionar imagens deslumbrantes com os reflexos do fogo-de-artifício sobre a água.
Como pode ver, animações de Verão não faltam.
Agora é consigo. Seja para visitar as festas ou as romarias, as feiras ou os festivais, ou qualquer um dos belos recantos lusos, está dado o mote. Aproveite as suas férias e conheça o belo mundo que é Portugal.

J.P.D.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.