França: Sem apoios nem professor Associação tem curso de português

Data:

A história que chegou esta semana à nossa redacção é um caso de verdadeira perseverança perante o cada vez mais incerto futuro do ensino do português no mundo.
Um emigrante português em França, presidente da Associação Franco-Portuguesa de Jarnac, oferece, desde Dezembro último, aulas de português para adultos.
Mais: não havendo possibilidade de colocação de um professor de português, é ele próprio, juntamente com outro elemento da associação, que assumem a responsabilidade de ensinar português aos cerca de 20 alunos, todos eles franceses e com idades entre os 20 e os 35 anos.
José Almeida Martins, assim se chama o emigrante português, quer, com esta iniciativa, “levar a nossa Pátria o mais longe possível”, como ele próprio referiu a «O Emigrante/Mundo Português». “Já todos podem ir de férias a Portugal”, disse o reformado de 68 anos.
Este emigrante, chegado a França em 1973, não fica por aqui e disse já estar a preparar para o próximo ano lectivo a abertura das aulas às crianças. Para isso contactou já o Consulado Português em Bordéus, onde lhe garantiram apoio caso conseguisse pelo menos 12 alunos.
As acções da Associação Franco-Portuguesa não ficam por aqui. Em Jarnac, onde está sediada, já organizou festas e jantares. A última delas aconteceu no último dia 15 de Março e contou com a presença de cerca de 240 pessoas. “A música foi portuguesa, claro”, confirmou José Martins.
Natural da região da Bairrada, o emigrante português, tem quatro filhos, três deles nascidos em território francês. Quando perguntado se pensava um dia voltar ao seu País, disse não saber. “Em França, a saúde é mais importante” explicou, continuando: “mas continuo a ir todos os anos a Portugal”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.