31 DE MAIO

Data:

1232 – Canonização de Santo António de Lisboa.

1302 – D. Dinis concede foral à vila de Alenquer.

1819 – Nasce o poeta norte-americano Walt Whitman, autor de "Leaves of Grass".

1910 – É fundada a União da África do Sul.
1912 – Nasce o contratenor, regente e musicólogo inglês Alfred Deller.

1924 – A China reconhece a URSS.

1926 – O presidente da República Portuguesa Bernardino Machado depois de 72 horas de resistência ao Golpe de Estado, renuncia, entregando os poderes ao almirante Mendes Cabeçadas.

1942 – II Guerra Mundial. Patriotas checos assassinam o dirigente da Gestapo, em Praga, Heydrich Reinhard.

1947 – Protestos de alunos na Faculdade de Medicina de Lisboa à ditadura do Estado Novo são calados com a intervenção violenta da polícia de choque. O professor António Flores, director da Faculdade, apresenta a demissão.

1962 – Execução, em Jerusalém, do nazi Adolf Eichmann, antigo chefe das SS, responsável pela deportação de milhões de judeus para os campos de extermínio.

1969 – Convenção da Acção Socialista Portuguesa, no Porto. António Macedo, Salgado Zenha, Mário Soares, Raul Rêgo, Teófilo Carvalho dos Santos e Vasco da Gama Fernandes assinam a declaração final.

1976 – A Indonésia completa a invasão e tomada de Timor-Leste.

1983 – O Conselho de Segurança das Nações Unidas condena a ocupação ilegal da Namíbia pela África do Sul.

1985 – A federação britânica de futebol determina a ausência das equipas inglesas de futebol das competições europeias, na época seguinte, após os incidentes de Heysel.

1986 – Explosão do Ariane 2, na terceira fase de lançamento.

1988 – A Assembleia da República aprova a Lei da Rádio, para a liberalização do sector.

1991 – Assinatura do Acordo de Bicesse, para a Paz em Angola, entre o governo do MPLA, no poder, e a UNITA.

1992 – É inaugurado o Centro Internacional de Escultura, em Pero Pinheiro, Mafra.

1996 – Morre o norte-americano Timothy Leary, 75 anos, investigador, promotor do LSD e "guru" da comunidade hippy dos anos de 1960.

2001 – Morre Faisal Husseini, 60 anos, responsável da OLP por Jerusalém, um dos principais negociadores com Israel.

2002 – Começa o XVII Campeonato do Mundo de Futebol, na Coreia do Sul e Japão.

2003 – O Concorde da Air France faz a última ligação comercial entre Nova Iorque e Paris.
2004 – Termina a instrução do processo Casa Pia. Paulo Pedroso, Herman José e Francisco Alves são ilibados. São pronunciados os restantes oito arguidos do processo.

– Começa a campanha eleitoral para o Parlamento Europeu.

2005 – O antigo director do FBI Mark Felt revela ter sido a fonte secreta dos jornalistas do Washington Post, "Garganta Funda", durante a investigação do caso Watergate.

– Demissão do primeiro-ministro francês Jean-Pierre Raffarin, após os resultados do referendo ao Tratado Constitucional Europeu. Domininque de Villepin é convidado a formar Governo.

2006 – Abertura de 122 centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, para os quais esta prevista a qualificação de cerca de um milhão de pessoas até 2010.

– A Autoridade da Concorrência condena a Ordem dos Médicos ao pagamento de uma multa de 250 mil euros por impor preços mínimos e máximos para as consultas no sector privado.

– O Prémio Príncipe das Astúrias das Letras 2006 é atribuído ao escritor norte-americano Paul Auster.

– O Alto-Comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres, confirma o envio de uma missão para Timor-Leste.

– Morre Raymond Davis, 91 anos, cientista norte-americano, Prémio Nobel da Física em 2002.

– O atirador olímpico João Costa sobe à liderança do "ranking" mundial de pistola livre a 50 metros, depois da vitória na Taça do Mundo de Munique.

2007 – O primeiro-ministro, José Sócrates, anuncia um programa para garantir a meio milhão de pessoas – estudantes, professores e trabalhadores em formação – o acesso a preços reduzidos a um computador e à Internet de banda larga.

– O parlamento da Letónia elege o cirurgião Valdie Zatlers, 52 anos, para a presidência do país, em substituição de Vaira Vike-Freiberga.

– É detido o ex-general sérvio da Bósnia Zdravko Tolimir, próximo do general Radko Mladi, acusado pelo Tribunal Penal Internacional de crimes de guerra e genocídio pelo massacre de Srebrenica, em 1995.

– O Montenegro é oficialmente admitido como 208º membro da Federação Internacional de Futebol, FIFA.

– Maria Helena de Azeredo Pais Spranger Pitta vence o Prémio de Tradução Literária Casa da América Latina 2007, pela tradução do romance "Malinche", da escritora mexicana Laura Esquivel.

– O escritor Mário Cláudio recebe a comenda de Cavaleiro das Artes e das Letras, atribuída pelo Ministério da Cultura francês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.