Combustíveis: Ministro das Finanças está disponível para procurar soluções conjuntas no seio da UE

Data:

O ministro das Finanças mostrou-se disponível para procurar soluções conjuntas com os países da União Europeia de forma a melhor ultrapassar a subida do preço dos combustíveis.
Questionado no Parlamento sobre a proposta do presidente francês, Nicolas Sarkozy, de introdução de um limite no IVA sobre os combustíveis, a partir de um determinado preço do petróleo, o ministro Fernando Teixeira dos Santos disse que “a nível comunitário” se deve “analisar de espírito aberto” propostas desse tipo.
O ministro das Finanças esteve hoje na Comissão de Orçamento e Finanças para falar sobre as Grandes Opções do Plano e o Relatório de Orientação da Política Orçamental.
Em declarações aos jornalistas no final da audição, Teixeira dos Santos afirmou que é preciso “procurar encontrar soluções comuns para superar dificuldades” que todos os membros da União Europeia sentem, referindo-se ao encarecimento do petróleo.
“Não é fácil encontrar uma solução para o problema estrutural”, continuou o ministro, já que “não existem soluções mágicas para o curto prazo” em matéria energética.
Se a subida do preço do petróleo se mantiver, medidas de curto prazo, de carácter conjuntural, “facilmente se diluem”, referiu.
Na intervenção que fez na comissão parlamentar, Teixeira dos Santos reafirmou que o governo não tem intenção de baixar outros impostos, para além do já anunciado IVA (taxa normal baixa de 21 para 20 por cento a partir de Julho), dando a entender que não está a pensar em mexer no ISP.
“Não aceitaremos (…), na actual situação das finanças públicas, propostas de reduções adicionais de impostos”, afirmou o governante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.