Reforma por velhice

Data:

Venho pedir três informações e agradecia uma resposta se lhe for possível.
– Em Março de 2009 espero estar reformado e quero dar entrada do pedido no próximo mês de Setembro. A minha dúvida é que já ouvi tantos comentários de que se a reforma for directamente para Portugal que o Estado e a Segurança Social cobram por mês 20%. Será verdade?

– Santa Eufémia em Felgueiras, Moncorvo, realiza todos os anos, no primeiro fim de semana do mês de Setembro uma festa com procissão em devoção a Santa Eufémia. Sei que é venerada noutros lugares de Portugal. Qual o verdadeiro passado desta Santa?

– Ouvi na RTP Internacional do lançamento de um livro com estudos mais profundos sobre a PIDE. Agradecia o contacto da livraria editora.

António Mendes – Alemanha

– Não faz sentido essa história do desconto de 20 por cento se a reforma vier directamente para Portugal. A reforma vai líquida para o banco que indicar. Todavia pode haver subsídios de reforma para os residentes e se a reforma for para Portugal já não se verifica essa condição. Mas só a Segurança Social daí o pode informar devidamente.

– Santa Eufêmia, mártir, é considerada uma protectora da pele, principalmente das doenças más.

Nasceu na Calcedónia, uma cidade perto de Constantinopla, numa família nobre e respeitável, foi criada nos ideais cristãos, que faziam dela um exemplo de virtude e beleza junto dos habitantes. Frequentou a escola, por isso nas suas imagens aparece com um manto de estudante (da época).
Durante o reinado do Imperador Diocleciano, que proibia baptizados, ela foi acusada e, tendo recusado a casar com um herói da cidade, foi presa com outros cristãos. Torturada de maneira cruel, sendo usada uma roda de moinho, sempre se manteve fiel à sua fé e manteve intacta a sua decisão de nunca trair a Deus. Entregaram-na aos leões, que acabaram por a matar, mas não danificaram o seu corpo ou a comeram, deitando-se a seu lado como que a protegê-la de mais sofrimentos, tinha ela somente 15 anos de idade.

Os cristãos ficaram com o seu corpo, tendo este sido sepultado na Calcedónia, onde construíram uma igreja. Em 620, quando a cidade foi invadida e conquistada pelos Persas, mudaram o seu corpo, com medo se ser destruído, para Constantinopla, para ser depositado numa Igreja mandada construir pelo Imperador Constantino, em sua honra.

A lenda diz que numa noite de violenta tempestade o sarcófago de mármore desapareceu da cidade. Possivelmente, pescadores cristãos carregaram-no nos seus barcos, com a esperança de a transportar para um lugar seguro. Em 13 de Julho do ano 800, as pessoas de Rovinj, viram dar à costa, ondulando gentilmente nas águas, um sarcófago.

Os sinos repicaram, as pessoas que se juntaram na praia tentaram retirá-lo da água, mas em vão, todos os esforços eram inúteis, até que apareceu uma criança com dois fracos bezerros e que para espanto de todos conseguiu remover o pesado sarcófago da água e o levou até à igreja local.

Quando abriram o sarcófago, viram o corpo de uma rapariga muito bonita e que vestia um luxuoso vestido e, junto dela, um pergaminho que dizia HOC EST CORPUS EUFEMIAE SANCTAE… O seu corpo continua preservado numa igreja na cidade de Rovinj, na actual Croácia, onde pode ser visitado.

– Ao longo de quase seis anos a historiadora Irene Flunser Pimentel investigou detalhadamente os arquivos da PIDE depositados na Torre do Tombo. O resultado desse trabalho, uma tese de doutoramento, surge agora editado em livro. O livro «A História da PIDE» foi lançado na Torre do Tombo e a editora é o “Círculo de Leitores”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.