China: Dez portugueses na região do sismo, uma permanece incontactável

Data:

Pelo menos dez portugueses estão na região chinesa de Sichuan, onde ontem ocorreu um sismo de magnitude 7,8 na escala aberta de Richter. Nove estão bem mas uma mulher ainda está por contactar, segundo notícia divulgada pela Agência Lusa. Além do futebolista Fernando Semedo Pina, que alinha pelo Sichuan Football Club, e do estudante João Ferreira da Silva, o Governo português já conseguiu contactar também com dois outros portugueses que estão a trabalhar naquela região.
Entretanto, fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades indicou que o Governo foi contactado pelo pai de uma jovem portuguesa, que estará também na zona de Sichuan, mas com quem Aida não conseguiu falar.

Oficialmente, o Governo tem apenas conhecimento destes cinco portugueses na região de Sichuan.
No entanto, a Agência Lusa conseguiu falar com mais uma jovem portuguesa que está com um rapaz, também português, abrigados na empresa onde trabalham, a 92 quilómetros do epicentro do sismo.
Dois outros amigos – um homem em trabalho e uma mulher de férias – que estão numa aldeia no interior da China estiveram nas últimas horas incontactáveis, mas, na tarde de hoje a portuguesa já conseguiu falar com o irmão em Portugal. "Ela ligou agora. Está tudo bem", disse o irmão à Agência Lusa.
Em declarações à Lusa, o jovem Paulo Xavier, que reside em Chengdu, onde se encontra a estudar chinês na Universidade de Sichuan, disse que se encontra bem e contou que a "casa tremeu como se fosse um barco numa tempestade" quando ocorreu o sismo.

O Governo solicitou "mais uma vez" aos portugueses que vão para o estrangeiro "em trabalho, missões ou férias" para se registarem nos consulados ou nas embaixadas, segundo disse fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades.

Inscrição no site da Secretaria de Estado

"É por isso que ainda este mês vamos colocar na página de Internet da Secretaria do Estado das Comunidades uma ficha de inscrição para que as pessoas voluntariamente indiquem para onde vão e durante quanto tempo", acrescentou. "No caso de haver uma situação como esta saberemos onde as pessoas estão e poderemos apoiá-las", disse a mesma fonte.

O sismo, com magnitude 7,8 na escala aberta de Richter, já provocou a morte de cerca de 12 mil pessoas, de acordo com o último balanço oficial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.