Estivemos na Alemanha com os nossos leitores

Data:

Este ano estivemos em Neuss, na Alemanha, junto da grande comunidade portuguesa da zona para festejar a importante data do 25 de Abril. Numa festa onde a alegria e a muita animação foram uma constante, estivemos com muitos leitores e amigos do nosso jornal que nos receberam de braços abertos e animaram mais uma grande noite portuguesa. 

Foi no passado dia 26 de Abril que centenas de portugueses se juntaram em Neuss, na Alemanha, para festejar mais uma data histórica portuguesa que marcou a vida de miúdos e graúdos.
A Festa dos Cravos, organizada pelo jornal O Emigrante/ Mundo Português em parceria com a Luís Filipe Batista Produções, contou com a animação sempre arrebatadora da banda Dominó. Paulo, Rui, Odi, Cajó e Jorge animaram o baile e proporcionaram a muitos portugueses excelentes momentos de divertimento e de dança. Com um reportório bastante diversificado os Dominó voltaram a encantar em palco.

Ranchos animam a noite

A festa foi também animada pelos Ranchos Portugueses «O Etnográfico» de Solingen, «Os Tradicionais» de Neuss e o «Coração do Minho» de Hagen.
Muito aplaudidos por todos os portugueses presentes na sala onde decorria a festa, os três ranchos mostraram que a cultura portuguesa é algo que enche de orgulho todos os emigrantes que gostam de recordar o seu país, as tradições e os costumes através das danças e trajes lusos.
O Rancho Folclórico Coração do Minho, que vai festejar o seu 7º Aniversário com uma grande festa no próximo dia 17 no Gesamtschule em Hagen (pelas 16 horas), é constituído por cerca de 50 elementos que vão desde os 8 aos 64 anos. Fundado na cidade de Hagen este rancho representa as danças, as músicas, os bonitos cantares e trajes do Alto e Baixo Minho e surgiram da vontade que algumas pessoas tinham de reviver e preservar os costumes e tradições das fantásticas aldeias do Minho.
O Etnográfico de Solingen encantou  com os seus trajes e cantares do Ribatejo. Fundado em 1993 tem cerca de 30 elementos que vão desde os 10 aos 70 anos. Com trajes diversificados, este rancho quando foi fundado era constituído por jovens apenas de Solingen mas hoje conta com pessoas de várias cidades conforme nos contou um dos seus responsáveis, Manuel Botelho.
Quem também brilhou foi o Rancho Folclórico Os Tradicionais de Neuss. Fundado a 12 de Março de 1980, os seus 45 elementos apresentaram danças de norte a sul de Portugal. Este rancho, muito aplaudido e com uma actuação muito diversificada e bonita, tem elementos desde os 5 até aos 66 anos, como nos referiu Jorge Claro, um dos seus responsáveis.

E a vencedora é…

Um dos momentos da noite acabou por ser o sorteio de uma viagem a Portugal de avião na companhia TAP.  A quem entrava na festa era fornecido um cupão que depois de preenchido tinha que ser depositado numa caixa que se encontrava na sala. Foi isso que fez Laura Costa que ficou muito feliz quando Jorge, da Banda Dominó, e um representante do jornal O Emigrante/ Mundo Português anunciaram o seu nome pelo microfone. Foi um dos momentos bonitos da festa que contou ainda com comida bem portuguesa. Houve quem se deliciasse com as tradicionais bifanas, outros com pastéis de bacalhau ou mesmo com as sempre saborosas sardinhas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.