28ª Jornada: Sporting sobe ao segundo lugar

Data:

O Sporting ascendeu ao segundo lugar da Liga portuguesa ao vencer o Marítimo por 2-1 e beneficiar da goleada caseira sofrida pelo Vitória de Guimarães face ao tricampeão FC Porto (0-5), na 28ª jornada. Com duas rondas por disputar, os "leões" têm os mesmos pontos dos minhotos, que caíram para o terceiro posto, mas vantagem no confronto directo (3-0 em casa e 0-2 fora), e mais um ponto em relação ao Benfica, quarto, que bateu em casa o Belenenses por 2-0.
Depois da goleada sofrida em Leiria (1-4), os "leões" estiveram, porém, longe de convencer e bem podem agradecer à sorte a conquista dos três pontos, assim como a um decisão mais do que duvidosa do árbitro setubalense Lucílio Baptista.
Um inacreditável desentendimento entre Anderson Polga e Rui Patrício proporcionou a Bruno Fogaça um vistoso pontapé de bicicleta que adiantou os insulares logo aos dois minutos, no que foi o primeiro de três golos "caricatos".
A vantagem do Marítimo durou até aos 19 minutos, altura em que o argentino Romagnoli "mergulhou para a piscina", depois de sentir o braço de Gregory, e conquistou uma grande penalidade, que ele próprio transformou, algo pouco habitual para os lados de Alvalade.
O Sporting só melhorou, e não muito, na segunda parte, mas apenas chegou à vantagem devido ao golo mais surrealista da temporada: Ricardo Esteves aliviou contra Romagnoli, ainda fora da área, Marcos escorregou e a bola ultrapassou a linha fatal. Só visto.
Até ao final, os "leões" limitaram-se a controlar os acontecimentos, mas não se livraram de alguns sustos na fase final, quando o Marítimo começou a bombear bolas para a área, já com Gregory como ponta-de-lança, ao lado de Fogaça e André Pinto.
Certo é que o Sporting venceu e ultrapassou o Vitória de Guimarães, que, face a um FC Porto em poupança, aguentou na primeira parte, mas foi "massacrado" na segunda, quando, na ânsia de responder ao adversário, acabou por ser goleado.
O central Bruno Alves (53 minutos), um "genial" Ricardo Quaresma (59 e 71), claramente o melhor em campo, Ernesto Farias (78) e Adriano (83) selarem o sucesso dos portistas, que mostraram a seriedade reivindicada por Jesualdo Ferreira.
Mesmo sem Lucho, Bosingwa, Tarik ou Pedro Emanuel, o "onze" portista demonstrou o porquê de ter "passeado" rumo ao "tri", porque conta inacreditáveis 23 pontos de vantagem sobre Sporting e Vitória de Guimarães e mais 24 do que o Benfica. Que "baile".
Com este resultado, o Sporting passou para o segundo lugar, enquanto o Benfica ficou a um escasso ponto do Vitória de Guimarães, depois de, sábado, ter ganho em casa ao Belenenses por 2-0, com tentos de Luisão e Óscar Cardozo, ambos em lances de bola parada.
Em relação à luta pelo quinto lugar, o Belenenses (quinto, com 42 pontos) e o Marítimo (sétimo, com 40) perderam, pelo que o Vitória de Setúbal (sexto, com 41) pode aproveitar, pois apenas joga segunda-feira, em casa, frente ao Estrela da Amadora.
No que respeita aos últimos lugares, a União de Leiria viu consumada a descida matemática, depois de 10 épocas consecutivas entre os "grandes", ao perder em casa com o Leixões por 3-1.
Com este resultado, o conjunto de Matosinhos (14º, com 26 pontos) ultrapassou o Paços de Ferreira (15º, com 24), que sexta-feira perdeu por 2-1 em Braga.
Por seu lado, a Académica (3-0 no reduto do Nacional, 15 dias após ganhar pelo mesmo resultado na Luz) e a Naval (1-0 ao Boavista) garantiram a permanência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.