França: Ministro da Defesa e Chefe de Estado-Maior portugueses nas cerimónias dos 90 anos da Batalha

Data:

O ministro da Defesa e o Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas portuguesas (CEMGFA) relembraram  em França os valores de liberdade pelos quais milhares de portugueses deram a vida na I Grande Guerra.
Nuno Severiano Teixeira e o general Luís Valença Pinto estiveram no cemitério de Richebourg, perto de Lille, na cerimónia comemorativa dos 90 anos da batalha de La Lys, onde o ministro da Defesa realçou que os valores pelos quais o corpo expedicionário português se bateu na primeira grande guerra são os mesmos pelos quais os militares portugueses estão hoje nas operações internacionais.
"Nos teatros onde estão hoje, no Afeganistão, no Líbano, no Chade e no Kosovo", os militares portugueses defendem "valores de liberdade, de Estado de direito, de democracia, de segurança e de paz", disse Nuno Severiano Teixeira.
Na ocasião, o presidente da Câmara de Richebourg alertou para a necessidade de defesa dos direitos humanos e condenou as acções chinesas no Tibete.
No seguimento das cerimónias, o ministro da Defesa português encontrou-se com o presidente da Câmara de Lacouture, na região de Lille, e presidiu à homenagem junto ao monumento aos mortos.
Na cerimónia, descendentes daqueles que morreram em combate marcaram presença ao lado das autoridades portuguesas e francesas.
A Batalha de La Lys marca a participação do corpo expedicionário português na Primeira Guerra Mundial (ao lado da França, contra a Alemanha) em 1918.
Os portugueses sofreram uma pesada derrota na Batalha de La Lys, neste conflito bélico mundial em que participaram com cerca de 55 mil homens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.