Tejo: Governo anuncia ponte rodo-ferroviária Chelas-Barreiro

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A terceira travessia do Tejo será construída no eixo Chelas-Barreiro e comportará as componentes rodoviária e ferroviária, anunciou hoje o Governo.

A decisão do Governo, anunciada hoje em conselho de ministros, considera que a opção Chelas/Barreiro «se apresenta como mais favorável para a travessia ferroviária do Tejo na área metropolitana de Lisboa» e que «é viável e justificável a associação de uma componente rodoviária» a essa travessia.

A aprovação «preliminar» da localização entre Chelas e Barreiro, deixa de lado a opção Beato-Montijo, apresentada no estudo da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) e aprofundada pelo especialista em Transportes, José Manuel Viegas.

A ponte Chelas-Barreiro, que terá uma extensão de 13 quilómetros, sete dos quais sobre o rio Tejo, permitirá assegurar a ligação em alta velocidade Lisboa-Madrid, que deverá ter início em 2013.

Inicialmente avaliada em 1.700 milhões de euros, a terceira travessia do Tejo terá duas vias para a alta velocidade, duas para a rede convencional e duas vias laterais com três faixas cada uma para o tráfego rodoviário.

Por outro lado, a nova ponte permitirá completar a ligação da cintura urbana de Lisboa, dando resposta às necessidades da margem Sul, além de colmatar as restrições de carga existentes na ponte 25 de Abril.

As estimativas de tráfego para a ponte Chelas-Barreiro, apresentada pela RAVE, são de 66 mil veículos por dia em 2017, conta os 91.500 da Vasco da Gama e os 140 mil da 25 de Abril.

A decisão hoje anunciada tem por base o estudo comparativo entre as duas alternativas para a terceira travessia do Tejo – Beato-Montijo e Chelas-Barreiro, elaborado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) a pedido do ministro das Obras Públicas, Mário Lino.

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