Tratado de Lisboa: Governo lança campanha de esclarecimento

Data:

Resultado de uma parceria entre o Governo português, a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu, foi lançada uma campanha de informação para explicar “o melhor possível” e ao “maior número de pessoas possível” o Tratado Reformador da União Europeia, ou Tratado de Lisboa.

O secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Manuel Lobo Antunes, afirmou que “muitos pensaram que, ao não refe-rendar o Tratado, o Governo se desinteressaria de o explicar aos cidadãos. Esta (campanha) é uma resposta a esses cépticos e demonstra o empenhamento do Governo em que este debate seja tão es-clarecedor e alargado quanto possível”.

A campanha arrancou com a publica-ção num jornal diário de um anúncio de meia página e tem-se repetido nos principais diários portugueses.

O anúncio divulga várias acções de in-formação previstas e o endereço do ‘site’ criado especialmente para a campanha – www.tratadolisboa.eu -, que contém liga-ções para várias fontes de informação e inclui um conjunto de perguntas e respostas em constante actualização, para além de um ‘número verde’ de informações. Se-gundo Manuel Lobo Antunes, através do ‘site’ poderá também ter-se acesso à “versão consolidada” do Tratado, ou seja, a uma versão em texto corrido do seu conteúdo, elaborada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. O objectivo foi o de tornar compreensível para qualquer pessoa um texto que, na sua formulação oficial e pelas muitas referências a artigos, é considerado de difícil leitura.

Para além destes meios, a informação sobre o Tratado também vai ser prestada através da interacção com o público. De-signadamente através das Sessões de in-formação Jean Monnet, que se realizam diariamente, até 24 de Abril, no edifício da representação da Comissão Europeia e do Gabinete do Parlamento Europeu, em Lisboa. A entrada é livre, até ao limite de 100 pessoas, e o público pode colocar questões sobre o conteúdo e as implica-ções do Tratado.

No Dia da Europa, 9 de Maio, Lisboa e Coimbra vão acolher duas grandes conferências sobre o Tratado. Com o objectivo de descentralizar esta campanha, vão também ser organizados seminários-deba-tes um pouco por todo o país – Bragança, Castelo Branco, Évora, Funchal, Ponta Delgada e Viseu – e vão ser desenvolvidas acções de informação em escolas, autarquias e associações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.