Linha do Tua: Movimento lança petição contra barragem

Data:

Um movimento cívico que quer a classificação da linha ferroviária do Tua como monumento nacional lançou uma petição na Internet em defesa da linha e contra a construção da barragem de Foz Tua.

O Movimento Cívico pela Linha do Tua pede deste modo apoio na luta pela preservação e desenvolvimento do último troço de caminho-de-ferro do nordeste transmontano.

A iniciativa surgiu depois de se ter conhecido a proposta da EDP para a construção da barragem com uma cota de 195 metros. Os estudos prévios analisaram várias cotas, entres os 160 e os 200 metros, e em todos os cenários ficará submersa a parte mais atractiva, do ponto de vista turístico, da linha.

Para além da proposta de classificação da linha do Tua como monumento nacional, a petição propõe também a reabertura do troço entre Mirandela e Bragança e o prolongamento até Puebla de Sanábria, com ligação às redes de alta velocidade espanholas.

Há cerca de um mês, a associação ambientalista Quercus tinha vindo a público declarar que o rio e a linha ferroviária do Tua são uma ‘mina’ por explorar em Trás-os-Montes, podendo servir de base para o desenvolvimento turístico e económico das populações locais.

João Branco, dirigente da associação disse mesmo que “este vale, com o rio e a linha férrea, apresenta um conjunto im-portante de aspectos no âmbito da fauna, da flora, da geologia, da paisagem, do património arqueológico e da cultura”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.