Guiné: António Braga diz que “Portugal não vai substituir cônsul em Bissau”

Data:

António Braga visitou a Guiné depois de, em 6 de Março, a ministra dos Negócios Estrangeiros guineense, Maria da Conceição Nobre Cabral, ter afirmado no parlamento que ia pedir a substituição do cônsul português em Bissau por “tratamento indigno” dado a cidadãos guineenses.

O secretário de Estado das Comunidades, António Braga, visitou durante de três dias à Guiné-Bissau, onde teve encontros com o Presidente da República guineense, o primeiro-ministro e a comunidade portuguesa. A visita de António Braga começou com um encontro com a ministra dos Negócios Estrangeiros, Maria da Conceição Nobre Cabral, que tinha anunciado no parlamento guineense a intenção de pedir ao Governo de Lisboa a substituição do cônsul português em Bissau, na sequência de queixas de deputados guineenses sobre “tratamento indigno” a cidadãos do seu país. Sobre esta questão António Braga referiu “isso é uma matéria que o senhor primeiro-ministro nunca colocou nem está colocada em cima da mesa”.
“Nós temos uma colaboração nesse domínio muito próxima entre os dois governos. Nós desenvolvemos mecanismos para a facilidade de circulação entre os quadros dos dois países e Portugal tem desenvolvido também actividade no sentido de produzir respostas nesse domínio, da procura de vistos, no contexto do que são as regras em vigor em Portugal e no espaço europeu”, sublinhou António Braga.
Sobre as medidas a tomar para melhorar o funcionamento do consulado de Portugal em Bissau, o secretário de Estado das Comunidades explicou que esse “é um aspecto que consta da reforma consular (portuguesa) e que está em curso no mundo inteiro”. “A rede consular pretende dar a melhor resposta possível à procura dos serviços consulares, nomeadamente na matéria de vistos, e sobretudo no contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, onde temos instrumentos próprios que fornecem indicadores para que esse serviço possa vir a ser o mais ágil possível”, acrescentou.

“Recordo que, recentemente, em Luanda, fizemos um grande esforço de renovação da estrutura para responder melhor a essa procura e nesse contexto continuamos a desenvolver esses esforços e naturalmente que aqui em Bissau também continuaremos (a trabalhar) no sentindo de diminuir o pedido de espera de resposta aos pedidos de visto”, disse ainda. Nesse sentido, o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido tem sido no ponto de vista do seu desempenho “exemplar”. Durante a sua estada em Bissau, António Braga manteve encontros com o primeiro-ministro guineense, Martinho N’Dafa Cabi, e com a ministra dos Negócios Estrangeiros, Maria da Conceição Nobre Cabral. António Braga anunciou que o cônsul vai permanecer em Bissau.
Na sua estada, o secretário de Estado português avistou-se ainda com a Escola Portuguesa de Bissau e visitou os estaleiros da empresa Soares da Costa, que constrói em São Vicente, norte do país uma ponte financiada pela União Europeia. O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga, considerou “excelente” a visita de trabalho à Guiné-Bissau, sobretudo nas áreas consular e da língua portuguesa. “Foram contactos excelentes.

Fizemos o balanço das nossas relações, sobretudo na área consular e da língua portuguesa e também acompanhámos projectos que estão no terreno, nomeadamente de empresas portuguesas e escola portuguesa”, afirmou António Braga, no aeroporto Osvaldo Vieira, antes de regressar a Lisboa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.