O seleccionador português de futebol de sub-21, Rui Caçador, disse hoje que mantém como objectivo o primeiro lugar no grupo 3 de qualificação para o Europeu da categoria, mesmo tendo a necessidade de vencer todos os jogos. "Não pode haver outro objectivo (se não o primeiro lugar). Não estivemos bem na Bulgária, onde perdemos de uma forma que não esperávamos, temos agora que ganhar três jogos, mas para os ganhar temos primeiro que ganhar o próximo", disse o técnico.
Em dia de revelar os convocados para o jogo de 26 de Março, com a Bulgária, no Estádio D. Afonso Henriques (17:15), Rui Caçador mostrou estar ciente das regras e que a Portugal interessa vencer o grupo, para não depender de terceiros.
Na qualificação para os "play-offs" de acesso ao Europeu de sub-21 apuram-se os vencedores de cada um dos dez grupos e os quatro melhores segundos classificados.
De momento, a selecção portuguesa ocupa o segundo lugar, com dez pontos, em cinco jogos, enquanto a Inglaterra é primeira, com 19 pontos, em sete jogos.
Portugal apenas pode igualar os pontos actuais dos ingleses e será primeiro classificado do grupo, caso vença os três jogos que lhe faltam: Bulgária (a 26 de Março), Inglaterra, fora (a 05 de Setembro) e a República da Irlanda, em casa (a 09 Setembro).
Para Rui Caçador, a recente vitória de Portugal no Torneio Vale do Tejo, veio dar outro ânimo e as perspectivas para o jogo de quarta-feira são positivas, tanto mais que conta com novas opções na equipa.
Não só está de regresso o avançado sportinguista Yannick Djaló, depois de longo período de lesão, mas estreia-se Tozé, um jogador que, segundo Caçador, é importante "observar e integrar".
"O Tozé foi o melhor marcador dos juniores e na Holanda (no Zwolle), na segunda divisão, já marcou 16 golos", acrescentou.
Rui Caçador voltou ainda a mostrar-se satisfeito com as presenças de Nani, João Moutinho, Miguel Veloso e Rui Patrício nos "AA", mas elogiou, sobretudo, a mesma vontade que os jogadores têm mostrado quando regressam aos sub-21.
"Sempre que regressaram fizeram-no de forma positiva", salientou Rui Caçador.
Fora das opções estará o avançado Ricardo Vaz Tê, que volta a ser uma baixa importante, por lesão, embora de regresso à equipa estejam também Nuno André Coelho e João Moreira, após lesões.
Lista da Convocados:
Guarda-redes: Mário Felgueiras (Portimonense) e Ricardo Batista (Fulham FC, Ing).
Defesas: Manuel da Costa (Fiorentina, Ita), Nuno André Coelho, Vasco Fernandes (Salamanca), Vítor Vinha (Académica) e Antunes (AS Roma, Ita).
Médios: Bruno Pereirinha (Sporting), Manuel Fernandes (Everton, Ing), Paulo Machado (Leixões), Celestino (Estrela da Amadora) e Pele (Inter Milão, Ita).
Avançados: Vieirinha (Leixões), Tozé (FC Zwolle, Hol), Bruno Gama (Vitória Setúbal), Saleiro (CD Fátima), Hélder Barbosa (FC Porto), João Moreira (Leixões) e Yannick (Sporting).