O Sporting reentrou na corrida à Liga dos Campeões, ao golear por 4-1 na recepção ao Nacional, no jogo de encerramento da 23ª jornada da Liga portuguesa de futebol, liderada confortavelmente pelo bicampeão FC Porto.
Após o "nulo" ao intervalo, o clube lisboeta marcou quatro golos em 11 minutos, graças aos remates certeiros de Liedson (55, 59), João Moutinho (57) e Yannick (66), quebrando uma série de três encontros consecutivos sem ganhar no campeonato.
O Nacional, que antes da pesada derrota no estádio José Alvalade detinha a segunda melhor defesa da prova, em igualdade com o Benfica, com 15 tentos sofridos, reduziu o peso do desaire em cima dos 90 minutos, por intermédio de Lipatin.
Sporting manteve o quinto lugar, mas colocou-se a quatro pontos do duo de segundos classificados (últimos com entrada na liga "milionária"), composto por Benfica e Vitória de Guimarães, igualando ainda o Vitória de Setúbal, que perdeu domingo em Paços de Ferreira, por 2-1.
A formação "leonina" beneficiou do quarto empate seguido do Benfica na prova – no reduto do Marítimo (1-1) -, o que permitiu ao Guimarães apanhar os "encarnados" no segundo posto, na sequência do triunfo dos minhotos no relvado da "lanterna vermelha" União de Leiria (1-0), sexta-feira, na abertura da jornada.
O Benfica esteve a vencer na Madeira, graças ao 10º golo na prova do avançado internacional paraguaio Óscar Cardozo, aos 26 minutos, mas o recém-entrado brasileiro Ytalo restabeleceu a igualdade, aos 75.
No que respeita ao primeiro lugar, o FC Porto, vencedor por 2-1, sábado, no reduto do Leixões, com tentos do melhor marcador da Liga, o argentino Lisandro (19º no total) e do marroquino Tarik, tem agora mais 16 pontos do que o duo de segundos colocados.
Os "dragões" podem mesmo garantir matematicamente o "tri" na próxima jornada (30 de Março), mas apenas se vencerem no reduto do Belenenses e o Benfica (recebe o Paços de Ferreira) e o Vitória de Guimarães (anfitrião do Marítimo) perderem.
Sporting goleia Nacional a reentra na corrida à Liga dos Campeões
Data: