PR/Brasil: Língua é”imenso espaço de cultura que ainda não soubemos explorar”

Data:

A lusofonia deve ser "não um espaço nostalgico de evocação do passado, mas, sobretudo, um espaço dinâmico de trocas intelectuais e de produção conjunta de conhecimentos, um espaço que tenha projecão e voz própria na chamada aldeia global", afirmou ontem o Prfesidente da República.

Cavaco Silva falava na sessão solene no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, uma instituição com 170 anos, de que se tornou ontem presidente honorário, numa cerimónia que contou com a presença de vários membros do Instituto e da Academia Brasileira de Letras.

Arno Wehling, presidente daquela instituição, destacou a decisão foi "unânime e por aclamação de todos os membro" e referiu que "os laços intrinsecamente fortes" existentes entre os dois povos "devem ser aproveitados para as relações de futuro".

O Presindete da República sublinhou agradeceu a distinção conferida pelo Instituto que considerou "um testemunho" da "genuína fraternidade" que liga os dois países, fazendo jus a uma história "que se prolongou até aos dias de hoje, no espeito e namaizade entre duas naões independente".

O Chefe de Estado português sublinhou ainda que Portugal e Brasil têm "uma língua em comum, partilhada com outros seis estados independentes" e que integram dessa forma "um imenso espaço de comunicação e de cultura, com múltiplas possibilidades que porventura ainda não soubemos explorar quanto devíamos".

No discurso, Cavaco Silva voltou a lembrar os portugueses que residem no Rio de Janeiro, à semelhança do que tinha feito à chegada à cidade, ao afirmar que "aqui têm vivido sucessivas gerações de portugueses, que vieram em busca de uma vida melhor e se distinguem pelo seu trabalho e pela sua iniciativa, a eles se somando, mais recentemente, os protagonistas de um significativo fluxo de investimentos que faz de Portugal, um dos maiores investidoresa no Brasil".

Depois da cerimónia, Cavaco Silva visitou o museu do Institulo Histórioco e Geográfico e teve ainda temp para sibiir ao terraço do edifício de onde se pode ver uma panorâmica privilegiada da Baía de Guanabara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.