Um concerto no Teatro Municipal da cantora portuguesa Teresa Salgueiro, acompanhada pelo Sexteto João Cristal, iniciou o programa oficial da visita do Presidente da República ao Rio de Janeiro, no âmbito das comemorações dos 200 anos da chegada da Corte ao Brasil.
O Teatro Municipal do Rio de Janeiro, um dos mais belos edifícios da cidade, recebeu um grande número de convidados, entre dirigentes da comunidade portuguesa e políticos, intelectuais e artistas brasileiros. As cantoras Fáfá de Belém e Elza Soares, a actriz Fernanda Montenegro e a ex-governadora do estado do Rio, Benedita da Silva, foram algumas das personalidades presentes.
Cavaco Silva chegou acompanhado pelo governador do estado, Sérgio Cabral, pelo prefeiro (presidente da Câmara) César Maia e pela directora do Teatro, Carla Camurati.
O concerto, em honra da cidade do Rio de Janeiro foi oferecido pelo Presidente da República português, que, no final, sublinhou que "seria dificil encontrar melhor forma de começar as comemorações do que com Teresa Salgueiro".
O Chefe de Estado afirmou-se "surpreendido" com o repertório brasileiro apresentado pela cantora portuguesa e destacou que, como homenagem ao Rio de Janeiro, foi uma escolha acertada. "É o nosso contributo para começar esta festa", disse ainda.
Cavco Silva relembrou que esta é uma viagem de aproximação cultural, mas olhando para o passado como inspiração para o futuro. "Um projecto de futuro, de maior copereção bilateral, mas também articulação em multiplas matérias em que há interesses comuns", destacou, acrescentando que é vantajoso para os dois países trabalharem em conjunto. "Temos ainda muita coisa a fazer em conjunto, e o legado que a história nos deixou é um impulso para fazermos mais, para o bem, quer de Portugal, quer do Brasil", concluiu.
Ana Grácio Pinto, no Rio de Janeiro