O FC Porto deu mais um passo rumo ao “tri”, ao receber e vencer o Paços de Ferreira (3-0), com novo “bis” do argentino Lisandro Lopez, em encontro da 20ª jornada da Liga portuguesa de futebol.
Numa noite de “tango”, o melhor marcador do campeonato, agora com 18 golos, apontou o primeiro tento aos 45 minutos, depois de uma assistência primorosa do compatriota Lucho Gonzalez, e o segundo aos 53, após um passe do também argentino Ernesto Farias.
Como não podia deixar de ser, o terceiro golo dos “dragões” foi também totalmente argentino: Lucho fez mais uma passe excelente, qual meio golo, agora a isolar o suplente Mariano Gonzalez, que se estreou a marcar no campeonato, aos 92 minutos.
Mesmo sem Ricardo Quaresma, que ficou na bancada a descansar, o FC Porto somou novo triunfo tranquilo, passando a contar 50 pontos, provisoriamente mais 13 do que o segundo classificado, o Benfica, que recebe domingo o Sporting de Braga.
Os outros encontros do dia ficaram marcados por expulsões, que acabaram por ser determinantes no triunfo caseiro do Estrela da Amadora sobre a “lanterna vermelha” União de Leiria (4-2) e do Marítimo no reduto do Belenenses (2-1).
No Restelo, Weldou adiantou os locais, aos 14 minutos, mas o guarda-redes Costinha foi expulso, com polémica, aos 27, e o Marítimo aproveitou, no imediato, por Bruno, de grande penalidade, e, depois, por Marcinho, aos 47, e Mossorá, aos 72.
Na Reboleira, os forasteiros, jamais vencedores nesta qualidade, estiveram a vencer por 2-0, com tentos de Paulo César (17 minutos) e Ferreira (40), mas tudo de transformou com a expulsão de Patrick, por acumulação de amarelos (47).
Com mais uma unidade, o “onze” de Daúto Faquirá deu a volta ao resultado, com tentos de Mendonça (61 minutos), um “bis” de Anselmo (75 e 88) e um auto-golo de Éder (86).
Face a estes resultados, o Marítimo igualou o Belenenses no quinto lugar, passando provisoriamente o Vitória de Setúbal e o Estrela da Amadora afastou-se dos lugares “perigosos”, ao contrário do Paços de Ferreira e da quase condenada União de Leiria.
20ª Jornada: FC Porto cada vez mais perto do título
Data: