O piloto e o co-piloto do avião que desapareceu na quinta-feira, quando fazia a ligação Mérida-Maiquetía, na Venezuela, são portugueses, confirmou à Agência Lusa fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades. Contactada pela Lusa a mesma fonte afirmou que «o piloto e o co-piloto do avião são filhos de portugueses e têm nacionalidade portuguesa», escusando-se a dar mais pormenores. A fonte disse apenas que o secretário de Estado das Comunidades, António Braga, «está a acompanhar a situação no sentido de apurar a eventualidade de haver mais portugueses ou luso-descendentes a bordo» do aparelho sinistrado.
Um avião da companhia venezuelana Santa Bárbara Airlines desapareceu na quinta-feira, com 46 pessoas a bordo, quando efectuava um voo comercial entre Mérida e Maiquetía.
Segundo fontes aeroportuárias, o avião era tripulado pelo piloto Albino Garabito e pelo co-piloto Denis Ferreira.
O capitão Denis Raul Ferreira Quintal é descendente de portugueses e estava radicado no Estado de Vargas.
De acordo com o director dos serviços de Protecção Civil de Mérida, Noel Marquez, a aeronave terá caído no sector Collao del Cóndor, perto da lagoa de La Pernada, situada na montanhosa localidade de El Páramo, 4.750 metros acima do nível do mar.
A aeronave, um ATR-42-300, matrícula YV-1449, descolou do Aeroporto Alberto Carnevalli, em Mérida, 600 quilómetros a sudoeste de Caracas, às 16:59 horas locais (20:29 em Lisboa) e foi declarada desaparecida às 17:45 locais (22:15 em Lisboa) depois de atingir os 18.500 pés de altitude.