Com uma campanha eleitoral focalizada na Europa e nos europeus, o socialista Bertrand Delanoe, presidente da Câmara de Paris, convidou para a sua lista Hermano Sanches, que poderá tornar-se o primeiro português eleito vereador na capital francesa.
Em conferência de imprensa, que contou com a presença de António Costa, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Delanoe justificou o carácter multicultural da sua lista e a escolha do candidato português.
Delanoe salientou que convidou Hermano Sanches porque se trata de um "homem de convicções e eficaz", recordando que desde há anos que trabalham juntos através da Cap Magellan, a associação a que preside o emigrante português.
As municipais francesas disputam-se nos próximos dias 9 e 16 de Março e Delanoe formou uma lista em que se juntam várias origens, representando o carácter multicultural de Paris.
No encontro com a imprensa, que decorreu no "Cinema des Cineastes", Bertrand Delanoe referiu-se a Hermando Sanches – que concorre como independente -, como "Manu, o nosso candidato português".
António Costa encontra-se na capital francesa para debater questões de trabalho relacionadas com as experiências urbanísticas desenvolvidas em Paris, e também para assinalar o 10º aniversario do Acordo de Amizade Paris-Lisboa.
António Costa aproveitou o fim do dia para "dar uma mãozinha" na campanha de Hermano Sanches, que, realçou, "ao ser eleito, pode ser o primeiro vereador parisiense de origem portuguesa".
O presidente da edilidade portuguesa acrescentou que esta campanha pode também ser uma "grande oportunidade" para dar a conhecer a capacidade empreendedora dos portugueses.
Para Hermano Sanches, o facto de ter sido convidado por Delanoe para integrar a lista – em que figura em quinto lugar na candidatura ao 14º bairro -, "não é um milagre".
É fruto do trabalho e também "do conhecimento, da tradição e valores da cultura portuguesa", acrescentou, destacando que, se for eleito provará que os portugueses além de serem "honestos, trabalhadores e integrados, são também activos".
No quadro da campanha para as eleições municipais francesas, Bertrand Delanoe, António Costa e Hermano Seixas tiveram hoje um encontro com os portugueses residentes em Paris, em que marcaram presença personalidades e representantes das artes, desportos, cultura, ensino, empresas e do meio associativo.
Entre os presentes esteve a cineasta Maria de Medeiros, na qualidade de membro do Comité de Apoio a Pierre Castagnou, que lidera a lista socialista no 14º bairro.
França: Emigrante Hermano Sanches poderá tornar-se primeiro português eleito vereador em Paris
Data: