EUA: Hispânicos ajudaram Clinton a ganhar na Califórnia, McCain vence corrida republicana

Data:

Os hispânicos ajudaram Hilary Clinton a ganhar na terça-feira a eleição primária da Califórnia e John McCain beneficiou das preocupações dos eleitores com a economia e o Iraque.
Com um terço dos votos escrutinados na corrida democrática, Clinton liderava com 54 por cento, bem à frente do seu rival Barack Obama, que contava 37 por cento.
Do lado republicano, McCain ia à frente 44 por cento, seguido de Romney, com 27 por cento.
Sondagens à boca das urnas realizadas pela Associated Press indicam que os eleitores hipânicos apoiaram Clinton com uma margem de 2-1.
Uma significativa parcela de delegados – 370 para os democratas e 170 para os republicanos – estava em jogo na primeira eleição primária realizada no meio do Inverno na Califórnia.
O governador Arnold Schwarzenegger e os líderes da legislatura do estado anteciparam a votação de Junho para Fevereiro na esperança de que a primária desempenhasse um papel mais importante nas eleições nacionais.
O registo de eleitores atingiu um recorde para uma eleição primária na Califórnia, com 15,7 milhões de votantes (cerca de 68,5 por cento), e os principais candidatos bateram-se em duras campanhas até ao dia da votação.
Tanto os democratas como os republicanos consideram a economia a questão mais importante para o país, com cerca de 90 por cento a caracterizarem-na como não muito boa ou fraca, e dois terços dos republicanos a pensarem o mesmo.
Os democratas que dão prioridade à economia ou aos serviços de saúde apoiaram Clinton, ao passo que os que vêem no Iraque a questão mais importante votaram em Obama.
Na primária republicana, os que consideram a economia a questão mais importante votaram maciçamente em McCain, o mesmo acontecendo com os que dão a mesma importância ao Iraque. Os que se preocupam mais com a imigração ilegal preferiram o governador do Massachusetts, Mitt Romney.
Os eleitores que se definem como cristãos evangélicos dividiram os seus votos entre McCain, Romney e o antigo governador do Arkansas Mike Huckabee, que obteve 12 por cento dos votos republicanos na Califórnia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.