Portalegre: Barragem do Pisão poderá avançar em 2009

Data:

A construção da Barragem do Pisão, no concelho do Crato (Portalegre), um projecto esperado há várias décadas, poderá avançar em 2009, revelou hoje o deputado socialista Ceia da Silva, citando o Ministério do Ambiente.

A data foi indicada pelo Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, em resposta a um requerimento apresentado pelos deputados do PS eleitos Portalegre, Ceia da Silva e Miranda Calha.

A construção da Barragem do Pisão, no norte alentejano, já foi anunciada por três primeiro-ministros, Mário Soares, António Guterres e Durão Barroso, mas continua por construir.

«É desta vez que o projecto vai ser concretizado», garantiu Ceia da Silva, em declarações à agência Lusa, considerando a barragem «estruturante» para o desenvolvimento da região, sobretudo nas vertentes do abastecimento público de água e do regadio.

Em resposta ao requerimento apresentado pelos deputados do PS, o Ministério do Ambiente esclareceu que o Instituto Nacional da Água (INAG) está a proceder à revisão do estudo de impacte ambiental, no sentido de se promover a realização do processo de avaliação do impacte ambiental.

«O processo prevê um prazo de efectivação de cerca de sete meses e a elaboração dos estudos da segunda fase, cerca de três meses», segundo o mesmo Ministério.

De acordo com o governo, «se tudo correr dentro do previsto», o projecto estará concluído no final do próximo ano, podendo ser lançada a respectiva empreitada.

O projecto prevê que a pequena aldeia do Pisão, com cerca de 120 habitantes, fique totalmente submersa, com o enchimento da albufeira.

A Barragem do Pisão prevê abranger uma área de 3200 hectares, tendo duas componentes distintas: o abastecimento público de água e o regadio.

A albufeira poderá ocupar uma área de 720 hectares, com capacidade para armazenar 100 milhões de metros cúbicos de água.

O perímetro de rega poderá beneficiar mais de três mil hectares dos concelhos do Crato, Alter do Chão, Fronteira e Avis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.