França: Festival da Canção Portuguesa em Pau

Data:

Realiza-se no próximo dia 25, no Teatro St. Louis, na cidade francesa de Pau, o oitavo Festival da Canção Portuguesa dos Pirinéus Atlânticos. "É o evento cultural mais importante no sudoeste de França", afirmou ao Emigrante/Mundo Português, Alexandre Fernandes, presidente da Federação das Associações Portuguesas dos Pirinéus Atlânticos (FAPPA), entidade que organiza o festival.
O evento surgiu em 2000, fruto da "força de vontade" de Gilberto Amaral, um artista português radicado em França. Como objectivo maior, estava a vontade de divulgar a língua portuguesa através da música. "Temos muito orgulho em ver os nossos jovens a cantar em português, quando no dia-a-dia essa não é a sua principal língua de comunicação", diz Alexandre Fernandes.
O Festival, que o presidente da FAAPA considera ainda ser "um serão de homenagem a Portugal" – "em francês, só mesmo o discurso do presidente da Câmara de Pau", sublinha – começa por volta das 21 horas, com a apresentação do grupo típico de cantares «Amigos de Infância». Entre as 22 e as 23h15 realiza-se o Festival, na componente Infantil (três actuações) e Adultos (13 concorrentes), com os participantes a cantarem temas conhecidos da música portuguesa.
Às 23 horas, tem início o concerto de Gilberto Amaral, com duração de uma hora, tempo necessário para o público presente votar na criança e no adulto preferido. ser feita a entrega de prémios. Para a votação, será entregue, à entrada do teatro, uma «grelha» com o nome de todos os concorrentes.
O festival tem já a presença confirmada do presidente da Câmara Municipal de Pau, YVES URIETA. Alexandre Fernandes destaca que o evento contou sempre com o apoio dos autarcas da cidade, ao longo dos oito anos de realização. Um apoio que passa, nomeadamente, pela oferta do espaço onde decorre o festival.
Os bilhetes para o espectáculo custam dez euros e podem ser adquiridos no dia, na bilheteira do teatro a partir das 20 horas.
A Federação das Associações Portuguesas dos Pirinéus Atlânticos foi constituída em Março de 1988, fruto da "necessidade de um espaço para acolher as várias associações portuguesas, um local onde pudessem encontrar-se e realizarem as diversas manifestações que organizam ao longo do ano", explica Alexandre Fernandes.
Além de um salão de festas, o espaço adquirido pela Federação – que recebeu o nome de Casa de Portugal em Pau – tem ainda um espaço para exposições, uma sala que acolhe a sede da União Desportiva Portuguesa de Pau e ainda uma sala de aulas, onde, de segunda a quinta, crianças luso-descendentes e adultos franceses aprendem a língua portuguesa, revelou ainda o responsável da FAAPA o.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.