Realiza-se no próximo dia 25, no Teatro St. Louis, na cidade francesa de Pau, o oitavo Festival da Canção Portuguesa dos Pirinéus Atlânticos. "É o evento cultural mais importante no sudoeste de França", afirmou ao Emigrante/Mundo Português, Alexandre Fernandes, presidente da Federação das Associações Portuguesas dos Pirinéus Atlânticos (FAPPA), entidade que organiza o festival.
O evento surgiu em 2000, fruto da "força de vontade" de Gilberto Amaral, um artista português radicado em França. Como objectivo maior, estava a vontade de divulgar a língua portuguesa através da música. "Temos muito orgulho em ver os nossos jovens a cantar em português, quando no dia-a-dia essa não é a sua principal língua de comunicação", diz Alexandre Fernandes.
O Festival, que o presidente da FAAPA considera ainda ser "um serão de homenagem a Portugal" – "em francês, só mesmo o discurso do presidente da Câmara de Pau", sublinha – começa por volta das 21 horas, com a apresentação do grupo típico de cantares «Amigos de Infância». Entre as 22 e as 23h15 realiza-se o Festival, na componente Infantil (três actuações) e Adultos (13 concorrentes), com os participantes a cantarem temas conhecidos da música portuguesa.
Às 23 horas, tem início o concerto de Gilberto Amaral, com duração de uma hora, tempo necessário para o público presente votar na criança e no adulto preferido. ser feita a entrega de prémios. Para a votação, será entregue, à entrada do teatro, uma «grelha» com o nome de todos os concorrentes.
O festival tem já a presença confirmada do presidente da Câmara Municipal de Pau, YVES URIETA. Alexandre Fernandes destaca que o evento contou sempre com o apoio dos autarcas da cidade, ao longo dos oito anos de realização. Um apoio que passa, nomeadamente, pela oferta do espaço onde decorre o festival.
Os bilhetes para o espectáculo custam dez euros e podem ser adquiridos no dia, na bilheteira do teatro a partir das 20 horas.
A Federação das Associações Portuguesas dos Pirinéus Atlânticos foi constituída em Março de 1988, fruto da "necessidade de um espaço para acolher as várias associações portuguesas, um local onde pudessem encontrar-se e realizarem as diversas manifestações que organizam ao longo do ano", explica Alexandre Fernandes.
Além de um salão de festas, o espaço adquirido pela Federação – que recebeu o nome de Casa de Portugal em Pau – tem ainda um espaço para exposições, uma sala que acolhe a sede da União Desportiva Portuguesa de Pau e ainda uma sala de aulas, onde, de segunda a quinta, crianças luso-descendentes e adultos franceses aprendem a língua portuguesa, revelou ainda o responsável da FAAPA o.
França: Festival da Canção Portuguesa em Pau
Data: