O secretário de Estado das Comunidades desloca-se amanhã, dia 23, à Suiça para um encontro com Isabel Chasso, presidente da Comissão Federal dos Directores Cantonais do Ensino (CDIP) e Conselheira de Estado.
A reunião vai foi acordada em Julho do ano passado e prende-se com a frequência de alunos portugueses no ensino especial na Suiça.
A elevada taxa de frequência de alunos portugueses naquela forma de ensino, que tem aumentado, e as formas de inverter essa tendência, serão aspectos abordados por António Braga no decorrer da reunião.
No encontro, António Braga e Isabel Chasso irão ainda debater questões como o fomento da educação pré-escolar "a partir dos quatro anos", a intensificação da aprendizagem da língua de ensino local "de forma a permitir uma adequada inserção no sistema de ensino", o aumento da informação a dar aos pais sobre o funcionamento do sistema de ensino suíço e ainda a "criação de grupos de trabalho de acompanhamento destas questões por cada área consular".
Definir que as transferências para escolas especiais ocorram apenas "por deficiências motoras, cognitivas ou comportamentais, com comprovada patologia e nunca por falta de domínio da língua" é outro dos objectivos da reunião que vai ter lugar em Berna.
Cerca de duas mil crianças portuguesas são colocadas no ensino especial na Suiça, na sua maioria por dificuldade em falar a língua do país de acolhimento ou de integração na nova escola.