O Sertanense Futebol Clube, único representante da III Divisão, garantiu hoje um lugar nos oitavos-de-final da Taça de Portugal de futebol, ao voltar a eliminar uma equipa do segundo campeonato luso: o Penafiel, no desempate por penaltis. No segundo dia da quinta eliminatória da prova, outras seis equipas da Liga principal conseguiram o apuramento, juntando-se ao detentor do troféu, Sporting, ao bicampeão português, FC Porto, ao Benfica e ao Vitória de Setúbal, qualificados sábado.
Em visita ao Estádio 25 de Abril, o terceiro classificado da Série D da III Divisão inaugurou o marcador diante do penúltimo posicionado da Liga de Honra aos 63 minutos, por Vicente.
Já depois da expulsão do duriense Hélder Sousa, aos 85 minutos, o guarda-redes visitante, Leonardo, derrubou um adversário e foi também expulso, dando ao penafidelense Guedes, já aos 96 minutos, oportunidade de empatar a partida. Nos penaltis, Bakero foi o único a falhar, no segundo "tiro", e o Sertanense ultrapassou assim (5-4), pela primeira vez na sua história de quase 74 anos, cinco eliminatórias da Taça de Portugal, após ter eliminado o Portimonense (2-1), também da Liga de Honra, na ronda anterior.
Na Reboleira, o Estrela da Amadora, 11º do campeonato principal, bateu o Sporting de Braga, sexto, por 1-0, graças a um penalti cobrado por Mateus, logo aos sete minutos, a castigar uma falta do defesa peruano Rodriguez, que viria a ser expulso por segundo cartão amarelo no final da primeira parte.
Noutros encontros entre equipas do primeiro escalão, a Naval 1º de Maio goleou o Boavista por 4-1, mesmo após estar em desvantagem no seu Estádio José Bento Pessoa, com Marcelinho a "bisar", enquanto o Vitória de Guimarães foi visitado pelo Nacional da Madeira e derrotou os insulares, com um golo solitário de Flávio Meireles, aos 22 minutos.
Os primodivisionários Leixões e Paços de Ferreira também seguiram em frente, batendo nos seus recintos Abrantes e Anadia, ambos do terceiro escalão, respectivamente por 1-0 e 4-0.
Já o Marítimo, que visitou a Oliveirense, primeira classificada da Série B da II Divisão, impôs a única derrota da temporada aos anfitriões, por 1-0, graças ao tento de Brugo Fogaça, aos 16 minutos, apesar de ter jogado 35 minutos em inferioridade numérica, por expulsão de Evaldo.
As duas únicas equipas da Liga de Honra que continuam na competição são o Rio Ave e o Gil Vicente, que hoje eliminaram o Olhanense e o Juventude de Évora.
Em Vila do Conde, o terceiro posicionado do segundo escalão só nos penaltis (2-1) conseguiu bater o sétimo classificado do mesmo campeonato, após um empate a dois golos no fim do tempo regulamentar e nova igualdade a três golos, terminado o prolongamento.
Em Barcelos, os "galos", quartos classificados da Liga de Honra, derrotaram a equipa eborense, penúltima da Série D da II Divisão, por 3-0, com um "bis" de Hermes.
O FC Porto, com um triunfo caseiro de 2-0 sobre o "secundário" Desportivo das Aves, garantira o seu "passaporte" no sábado, tal como os rivais Sporting e Benfica, respectivamente com uma goleada ao "pequeno" Lagoa (4-0) e um triunfo magro (1-0) diante do Feirense, da Liga de Honra: os primeiros êxitos de 2008 de "leões" e "encarnados".
O Vitória de Setúbal, quinto do primeiro escalão, desembaraçou-se da "lanterna vermelha", União de Leiria (1-0), enquanto o Moreirense, do terceiro escalão, eliminou o Beira-Mar (0-1), da Liga de Honra, tornando-se a segunda equipa daquela divisão a manter-se na prova, juntamente com o isento Atlético de Valdevez.
Os 15 "sobreviventes" saberão terça-feira a sua sorte na fase seguinte, na sede da Federação Portuguesa de Futebol, em Lisboa
Taça de Portugal: Sertanense faz “história” entre “grandes”
Data: