Toronto: Consulado de Portugal mostra filmes de cineastas luso-canadianos

Data:

Dois filmes de cineastas luso-canadianos integram o ciclo de cinema que o Consulado-Geral de Portugal em Toronto, Canadá, promove a partir de hoje.
Um total seis filmes integram a mostra, que inclui dois documentários de realizadores luso-canadianos que retratam eventos junto das comunidades portuguesas radicadas no país: "The Shoeshine Boy" (O menino engraixador), de Bill Moniz (2006) e "Pass the Gift" (Passe o Presente) de Rafael Dias e Ruth Fernandes (2007).
"O menino engraixador" recorda o drama de Emanuel Jacques, um rapaz português imigrante em Toronto que desapareceu a 28 de Julho de 1977, sabendo-se depois ter sido assassinado, facto que chocou profundamente a comunidade portuguesa residente.
O ciclo, cujas sessões terão lugar mensalmente nas instalações do consulado português em Toronto até Maio, apresenta a sua primeira projecção na quarta-feira, com o filme "Ala-Arriba", do realizador Leitão de Barros (1942).
Fazem ainda parte do programa "O Costa do Castelo", de Artur Duarte (1943), "A vizinha do lado", António Lopes Ribeiro (1945).
A organização deste ciclo de cinema é feita pelo Consulado-Geral de Portugal em Toronto em conjunto com a cineasta luso-canadiana, Ruth Fernandes, coordenadora do Festival Internacional de Cinema Português de Toronto, evento que se realiza anualmente no Verão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.