Dois filmes de cineastas luso-canadianos integram o ciclo de cinema que o Consulado-Geral de Portugal em Toronto, Canadá, promove a partir de hoje.
Um total seis filmes integram a mostra, que inclui dois documentários de realizadores luso-canadianos que retratam eventos junto das comunidades portuguesas radicadas no país: "The Shoeshine Boy" (O menino engraixador), de Bill Moniz (2006) e "Pass the Gift" (Passe o Presente) de Rafael Dias e Ruth Fernandes (2007).
"O menino engraixador" recorda o drama de Emanuel Jacques, um rapaz português imigrante em Toronto que desapareceu a 28 de Julho de 1977, sabendo-se depois ter sido assassinado, facto que chocou profundamente a comunidade portuguesa residente.
O ciclo, cujas sessões terão lugar mensalmente nas instalações do consulado português em Toronto até Maio, apresenta a sua primeira projecção na quarta-feira, com o filme "Ala-Arriba", do realizador Leitão de Barros (1942).
Fazem ainda parte do programa "O Costa do Castelo", de Artur Duarte (1943), "A vizinha do lado", António Lopes Ribeiro (1945).
A organização deste ciclo de cinema é feita pelo Consulado-Geral de Portugal em Toronto em conjunto com a cineasta luso-canadiana, Ruth Fernandes, coordenadora do Festival Internacional de Cinema Português de Toronto, evento que se realiza anualmente no Verão.
Toronto: Consulado de Portugal mostra filmes de cineastas luso-canadianos
Data: