O extremo português Cristiano Ronaldo empurrou hoje o Manchester United para a liderança da Primeira Liga inglesa de futebol, ao conseguir o primeiro "hat-trick" da carreira na recepção ao Newcastle (6-0), em encontro da 22ª jornada.
Face ao empate caseiro cedido pelo Arsenal na recepção ao Birmingham (1-1), o "onze" de Alex Ferguson precisava de vencer para regressar ao comando e o imparável Ronaldo voltou a mostrar o caminho, com mais três tentos, passando a somar 16 na prova.
O internacional luso, que tinha sido provisoriamente igualado na liderança dos marcadores por Emmanuel Adebayor (marcou, de grande penalidade, o tento dos "gunners"), marcou aos 49 minutos, de livre directo, e facturou ainda aos 70 e 88.
Com este "hat-trick", marca que há muito procurava e ameaçava, Cristiano Ronaldo passa a contar 25 golos em 2007/2008, 22 ao serviço do Manchester United (16 no campeonato, cinco na Liga dos Campeões e um na Taça de Inglaterra) e três pela selecção "AA", em 32 jogos.
O argentino Tevez, aos 54 e 91 minutos, e Rio Ferdinand, aos 85, apontaram os outros tentos do campeão em título, agora com os mesmos 51 pontos do Arsenal, mas com uma melhor diferença entre os golos marcados e os sofridos (44-11 contra 43-17).
Por seu lado, o Arsenal esteve a vencer, graças a uma grande penalidade polémica, concretizada aos 24 minutos, mas deixou-se empatar, quando, aos 48, Gary O'Connor marcou após um canto, ainda com a ajuda de um desvio no espanhol Cesc Fabregas.
Além do Manchester United, que contou com Nani desde os 72 minutos e com o ex-portista Anderson até essa altura, também o Chelsea (terceiro, com 47 pontos) aproveitou a "escorregadela" do Arsenal, ao receber e bater o Tottenham por 2-0.
O brasileiro Juliano Belletti, aos 18 minutos, e Shaun-Wright Phillips, aos 85, apontaram os tentos dos londrinos, que contaram com o central luso Ricardo Carvalho os 90 minutos e estrearam o gaulês Nicolas Anelka (entrou aos 58 minutos), contratado ao Bolton.
No quarto lugar, já a 12 pontos dos primeiros, seguem agora quatro equipas, entre elas o Liverpool, que não conseguiu mais do que um empate 1-1 no reduto do Middlesbrough, onde o espanhol Fernando Torres anulou, aos 71 minutos, o tento inaugural de George Boateng.
Com este empate, os "reds" igualaram o Manchester City, mas foram apanhados pelo Everton (Nuno Valente jogou os 90 minutos), que venceu precisamente o "onze" comandado pelo sueco Sven-Goran Eriksson por 1-0, graças a um tento de Joleon Lescott, e o Aston Villa (3-1 ao Reading, com "bis" do norueguês John Carew).
Nos outros encontros, o Wigan venceu fora o "lanterna vermelha" Derby County por 1-0 e o West Ham, com o português Luís Boa Morte em campo desde os 65 minutos, recebeu e bateu o Fulham por 2-1.
Cristiano Ronaldo imparável em Inglaterra
Data: