Amanhã, os problemas dos deficientes visuais vão ter mais espaço nos media e junto da sociedade civil. Quatro de Janeiro é o Dia Mundial do Braille e, para recordar a todos os portugueses que há pessoas cegas que necessitam do apoio, a ACAPO – Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal, vai seleccionar um adolescente invisual, que deverá ter entre os 13 e 18 anos, a quem será doado um cão-guia.
A acção decorre no âmbito da campanha «Touch & Act» iniciada em Março de 2007 e que resulta da parceria entre a marca Alain Mikli Internacional e o Institutoptico.
Para Ana Sofia Antunes, vice-presidente da ACAPO, o projecto tem um grande mérito "na medida em que vem mostrar que não só os adultos deficientes visuais têm capacidades para obter um cão-guia." "Aactualmente, em Portugal, apenas se faz este tipo de formação com adultos. Excluem-se as crianças e jovens até aos 18 anos porque se acredita que não têm as capacidades suficientes para poderem beneficiar deste apoio", refere a responsável numa nota de imprensa divulgada pela ACAPO.
O jovem que beneficiará da campanha Touch & Act será seleccionado numa primeira fase pela ACAPO. De seguida, técnicos da Fundação Mira Inc, do Canadá, vão deslocar-se a Portugal para avaliar a sua autonomia, mobilidade e capacidade de uso da bengala branca, factores indispensáveis para atribuição de um cão-guia.
No total, a formação do jovem deficiente visual ronda os 20 mil euros, verba que inclui o treino do cão, a deslocação do adolescente ao Canadá, a formação na escola da Fundação Mira e o pós acompanhamento, já em Portugal, por terapeutas da fundação. Para fazer face ao custo da formação foi criada a linha de óculos de sol e graduação «Mikli Touch», que trazem nas hastes das armações um logótipo em braille. Na compra de uns óculos da gama em qualquer óptica aderente à campanha, 6 euros revertem a favor da causa.
Por todo o mundo, existem 45 milhões de cegos e 180 milhões de amblíopes.
Em Portugal, existem cerca de 163 mil deficientes visuais.