Venezuela: 22 portugueses passam Natal presos

Data:

Vinte e dois portugueses, 14 homens e 8 mulheres, na sua quase totalidade a cumprir pena de prisão por tráfico de estupefacientes, vão passar o Natal nas cadeias venezuelanas, entre eles um lisboeta portador do vírus de HIV.

Os homens estão detidos no Internado Judicial de Los Teques (25 quilómetros a sul de Caracas) e na prisão de El Rodeo, Charallave (40 quilómetros a sul) e as mulheres na prisão de Caraballeda, Estado de Vargas, a norte da capital, e no Instituto Nacional de Orientação Feminina de Los Teques (INOF).

Entre os reclusos, no Internado Judicial de Los Teques, está Manuel Pedro Gonçalves Samora, 35 anos, natural de Lisboa, a cumprir oito anos de prisão por tráfico ilícito de substâncias estupefacientes.

Preso há quase três anos, Manuel Gonçalves explicou à Agência Lusa que está à espera de uma «medida humanitária» que lhe permita deixar a cadeia e regressar a Portugal para ser atendido pela sua família, porque padece de sida e de insuficiência renal

«Dizem que a »medida« já foi aprovada mas para que se torne efectiva tenho que conseguir uma família que me garanta apoio até viajar para Portugal, o que é muito difícil porque estou preso e não tenho contacto com os portugueses que vivem aqui», disse o próprio à Agência Lusa.

Entre as mulheres está Maria Antonieta Parreira Amaral Liz, 59 anos, que faz parte de um grupo de três portuguesas condenadas, a 15 de Dezembro de 2005, a nove anos de prisão por tráfico de droga – um caso pelo qual seis venezuelanos foram condenados a cumprir entre quatro anos e meio e nove anos de cadeia.

A portuguesa, que continua a insistir que é inocente, está à espera que se constitua uma «Corte Accidental» (prevista na ordem jurídica venezuelana e constituída por três juízes) para decidir sobre o seu futuro, na sequência de uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça a um recurso que apresentado em 2006.

Em causa está a detecção, a 24 de Outubro de 2004, de cerca de 400 quilos de cocaína de alta pureza no porta-bagagem de um avião Citation X – propriedade da Tinerlines e fretado pela Air Luxor -, cuja tripulação impediu que a carga de droga fosse enviada para Portugal, por via aérea.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.