O sorteio para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões e os 16 avos-de-final da Taça UEFA colocou três adversários alemães no caminho das equipas portuguesas e um suíço. O FC Porto vai medir forças com o Schalke 04 nos oitavos da Liga dos Campeões, um adversário que permite aos azuis-e-brancos sonharam com os quartos-de-final da prova milionária. Na Taça UEFA a fava acabou por sair ao Sporting de Braga que vai defrontar o poderoso Werder Bremen do português Hugo Almeida. O Benfica terá a vida mais facilitada ao defrontar os também alemães do Nuremberga. Já o Sporting vai à Suíça, defrontar o Basileia, naquele que vai ser um aperitivo para Euro 2008 para os emigrantes portugueses. Benfica (14 de Fevereiro) e Sporting (13 de Fevereiro) disputam a primeira-mão em casa, enquanto o Sp. Braga (14 de Fevereiro) inicia a eliminatória como visitante. Os jogos da segunda-mão estão agendados para o dia 21 do mesmo mês.
FC PORTO – SCHALKE 04
31 anos depois, o FC Porto volta a cruzar-se com o Schalke 04. Em Setembro de 1976, para a primeira eliminatória da Taça UEFA, o FC Porto empatou em casa por dois igual e perdeu fora por 3-2. Hoje o FC Porto tem mais estatuto na Europa, com dois títulos na Liga dos Campeões e uma Taça UEFA no palmarés. É o regresso do FC Porto a Gelsenkirchen que se tornou num talismã para o futebol português. Foi no novo Arena Auf Schalke que o FC Porto conquistou a sua segunda Taça/Liga dos Campeões, em 2004, e foi também aí que a selecção portuguesa cumpriu dois jogos de boa memória no Mundial-2006, frente ao México (vitória por 2-1) e à Inglaterra (empate, 0-0 e vitória nos penalties).
BENFICA-NUREMBERGA
A equipa alemã terminou o Grupo A em segundo lugar com 7 pontos, atrás do Everton de Nuno Valente. Na Bundesliga ocupa neste momento um modesto 16º posto, com apenas 15 em 17 jornadas. O Benfica é assim favorito para o embate com o Nuremburga. Em termos históricos esta é uma reedição de 1961/62 quando nos quartos-de-final da Taça dos Campeões Europeus o Benfica perdeu por 3-1 na Alemanha e venceu em casa por claros 6-0. Nesta época o Benfica viria a sagrar-se bicampeão ante o Real Madrid.
SPORTING-BASILEIA
O Basileia foi segundo no Grupo D com oito pontos, menos dois que o Hamburgo. Líder no campeonato suíço, com 39 pontos em 18 jornadas, conta nas suas fileiras com o extremo Carlitos, ex-Benfica. É um adversário que se adivinha complicado mas ao alcance do Sporting que irá contar com o apoio dos portugueses residentes na Suíça que irão assim ter um aperitivo antes do Euro 2008.
SP. BRAGA-WERDER BREMEN
A equipa alemã, onde alinha o ponta-de-lança português Hugo Almeida, ocupa a segunda posição no campeonato germânico, com 36 pontos (os mesmos do líder Bayern). Terminou o Grupo C da Liga dos Campeões na 3ª posição, atrás de Real Madrid e Olympiakos. O Sp. Braga parte em clara desvantagem neste embate já que defronta uma das equipas mais fortes do actual futebol europeu e onde alinha o conhecido Diego, ex-jogador do FC Porto.
Os adversários que se seguem
Para além do sorteio dos 16 avos-de-final, já são conhecidos igualmente os possíveis adversários das equipas portuguesas nos oitavos-de-final. Assim, o Sporting se seguir em frente irá defrontar o vencedor da eliminatória que opõe o Atlético de Madrid (de José Castro, Maniche e Simão Sabrosa) ao Bolton (de Ricardo Vaz Tê). Já o Benfica dirá defrontar o AEK (de Geraldo e Manú) ou o Getafe. Também o Sporting de Braga terá pela frente Panathinaikos (treinado por José Peseiro) ou Rangers da Escócia.
Os jogos disputam-se a 6 e a 12/13 de Março.