O Sporting de Braga bateu o Estrela Vermelha por 2-0, na última jornada do Grupo F da Taça UEFA em futebol, e qualificou-se para a fase a eliminar, na qual vai medir forças com uma equipa proveniente da Liga dos Campeões.
A equipa bracarense, que precisava de vencer por dois golos de diferença para depender apenas de si e seguir em frente, alcançou o objectivo com tentos de Linz (11 minutos) e Wender (66), que a deixaram no segundo lugar do grupo, com seis pontos, atrás do vencedor Bayern de Munique, que hoje goleou o Aris de Salónica por 6-0.
A equipa germânica venceu com quatro golos de Luca Toni (25, 38, 64 e 66), um de Lell (78) e outro de Lahm (81) e terminou o grupo na frente, com oito pontos, mais dois que Braga e Bolton, terceiro.
Para superar a equipa inglesa na classificação final, o conjunto luso beneficiou da melhor diferença de golos (5-3, contra os 5-4 dos ingleses), o primeiro critério de desempate, que o colocou no caminho de uma das equipas provenientes da Liga dos Campeões, com excepção para Sporting e Benfica.
Glasgow Rangers, Olympique de Marselha, Rosenborg, Werder Bremen (de Hugo Almeida), PSV Eindhoven ( de Manuel da Costa) e Slavia de Pragab são os possíveis rivais do Sporting de Braga nos 16-avos-de-final da Taça UEFA.
O Benfica e o Sporting, que chegam à Taça UEFA via Liga dos Campeões, podem vir a defrontar, por seu turno, o Spartak de Moscovo, o Tottenham ou o Helsingborg, equipas que concluíram os grupos E, G e H no segundo posto.
Os rivais lisboetas têm, no entanto, de ficar à espera do desfecho dos restantes quatro grupos (A, B, C e D), quinta-feira, para saber quais as outras equipas que são segundas e podem vir também a ser seus rivais.
O sorteio da Taça UEFA realiza-se sexta-feira, em Nyon, na Suíça, e, além dos segundos com os clubes provenientes da "Champions", vai emparelhar os primeiros com os terceiros classificados da segunda competição europeia de clubes.
Assim, o Bayern de Munique, o Bayer Leverkusen, o Getafe e o Bordéus podem vir a medir forças com qualquer equipa terceira classificada dos outros sete grupos, uma vez que não podem voltar a jogar com a equipa que já defrontaram na fase de grupos.
São os casos do Leverkusen com o Zurique (Grupo E), dos bávaros com o Bolton (Grupo F), do Getafe com o Anderlecht (Grupo G), do Bordéus com o Helsingborg (H).
Falta apenas conhecer o desfecho dos jogos de quinta-feira para saber quem acaba em que posição os Grupos A, B, C e D, cujos jogos estão todos marcados para as 19:45 de Lisboa.
Taça Uefa: “Super” Braga segue em frente
Data: