Metro: Rede ganha mais duas estações, no Terreiro do Paço e Santa Apolónia

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As estações do metropolitano do Terreiro do Paço e de Santa Apolónia foram inauguradas pelo primeiro-ministro, sete anos depois do aluimento de terras que obrigou a reformular o projecto e provocou uma derrapagem de 135 milhões de euros. A comitiva, que integra o ministro das Obras Públicas e Transportes, Mário Lino, entrou no metro na estação de Santa Apolónia e deslocou-se neste transporte até à estação do Terreiro do Paço, onde José Sócrates descerrou uma placa cerca das 12:15.
No total, a obra acabou por custar 299 milhões de euros, quando inicialmente estava estimada em 167 milhões, um acréscimo justificado com as profundas alterações que foram feitas no projecto.
O aluimento de terras ocorreu em Junho de 2000 na ligação entre o Poço da Marinha e o Terreiro do Paço, na altura o túnel foi inundado, para se manter estabilizado, e só em Janeiro de 2003 foi totalmente esvaziado.
Para resolver o problema, os técnicos optaram por reforçar o túnel construindo um outro no seu interior.
Mas as questões de segurança continuam na ordem do dia, depois de hoje, em declarações na imprensa, o presidente da Associação dos Bombeiros Profissionais ter exigido a alteração da lei para que obras deste género não possam ser inauguradas sem a realização de um simulacro.
Contudo, o presidente do Metropolitano, Joaquim reis, e o ministro das Obras públicas garantiram terça-feira que todas as questões de segurança estão asseguradas.
Em declarações á Lusa, Joaquim Reis adiantou terça-feira que, apesar da lei não prever a realização de um simulacro, as autoridades vão realizar um exercício do género "daqui a cinco ou seis meses", já com utilizadores.
Com mais estas duas estações, a linha azul ficará completa e passa a ligar a Amadora a Santa Apolónia.
Actualmente o metropolitano tem em curso o prolongamento da Linha Vermelha entre a Alameda e S. Sebastião.
Além das obras actualmente em curso, está aprovada a execução de prolongamentos das linhas em exploração, nomeadamente das linhas Amarela e Vermelha.
Com a concretização destes prolongamentos, a rede do Metropolitano de Lisboa passará a ter cerca de 45 km, divididas em quatro linhas: Azul (Amadora/Santa Apolónia), Amarela (Odivelas/Rato), verde (Telheiras/Cais do Sodré) e Vermelha (S. Sebastião/Oriente)
Apesar da abertura da estação do Terreiro do Paço, as obras na zona não terminam todas hoje, uma vez que se vão manter alguns trabalhos externos para garantir a reposição do Cais das Colunas, desmontado no início de 1997 e que deverá regressar à Praça do Comércio em Novembro de 2008.

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