Tratado de Lisboa: Mário Soares presente no descerramento de lápides nos Jerónimos

Data:

O ex-presidente da República Mário Soares foi uma das figuras centrais da cerimónia de descerramento das lápides alusivas à adesão de Portugal à CEE, em 1985, e à assinatura do Tratado de Lisboa.

A breve cerimónia de descerramento das lápides, que foram colocadas à entrada do Mosteiro dos Jerónimos, decorreu o momento da assinatura do Tratado de Lisboa pelas delegações dos 27 Estados-membros e imediatamente antes da foto de família dos chefes de Estado e de Governo da UE.

Enquanto primeiro-ministro de Portugal, Mário Soares fez o pedido de adesão de Portugal à então CEE em 1976, processo que acabou também por concretizar em outro Governo por si liderado, o do Bloco de Central (coligação PS/PSD), em 1985.

Na sessão de discursos, antes da assinatura do Tratado da UE, o presidente em exercício da UE e primeiro-ministro português, José Sócrates, fez um alusão ao Governo liderado por Mário Soares que finalizou o processo de adesão de Portugal à CCE.

José Sócrates lembrou que o Tratado de adesão de Portugal à CEE, em 1985, foi assinado no Mosteiro dos Jerónimos, o mesmo monumento nacional que agora serviu de palco à assinatura do novo Tratado da UE, que substitui a fracassada Constituição Europeia, rejeitada em referendos na França e na Holanda, em 2005.

Além de Mário Soares, e dos chefes de Estado e de Governo da UE, na cerimónia de descerramento das lápides, estiveram também presentes, o ex-primeiro-ministro francês Lionel Jospin e o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.