Tratado de Lisboa assinado às 12h50 no Mosteiro dos Jerónimos

Data:

O novo Tratado sobre o funcionamento da União Europeia (UE) foi assinado hoje, ao fim da manhã, pelos líderes dos 27 países membros, nos Claustros do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

A assinatura do Tratado iniciou-se às 12h25 e terminou às 12h50, ao som de uma música do compositor português Rodrigo Leão. O acto formal de assinatura do Tratado Reformador da UE começou logo após as intervenções de abertura da cerimónia dos presidentes das principais instituições da UE.

"É o momento da assinatura do Tratado de Lisboa" pelos chefes de Estado e de Governo da União Europeia, ouviu-se em «voz off» nos Claustros dos Jerónimos, imediatamente depois da intervenção do presidente do Parlamento Europeu, o alemão Hans-Gert Poettering, que foi o terceiro a discursar, depois do primeiro-ministro português e presidente em exercício do Conselho da UE, José Sócrates, e do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

Começaram depois a ser chamados os líderes dos 27 por ordem alfabética dos nomes dos países nas respectivas línguas. O primeiro-ministro belga cessante, Guy Verhofstadt, e o seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Karel de Gucht, foram os primeiros a ser chamados e a assinar o Tratado de Lisboa. O representante do Reino Unido, o ministro dos Negócios Estrangeiros, David Miliband, foi o último a assinar o documento.

A delegação de Portugal foi a 21ª a ser chamada, tendo o primeiro-ministro José Sócrates e o seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, assinado o Tratado de Lisboa às 12h45. Os dois dirigentes portugueses foram depois brindados com uma prolongada salva de palmas dos restantes líderes da UE e dos convidados presentes nos Claustros dos Jerónimos.

Durante 25 minutos, os líderes das 27 delegações europeias foram sendo chamados à mesa onde se encontravam abertos o Tratado de Lisboa e o Acto Final, os dois documentos hoje assinados pelos dirigentes dos Estados-membros da UE.

Imediatamente depois do fim da assinatura do Tratado, a cantora portuguesa Dulce Pontes iniciou a interpretação de duas das suas músicas, a primeira das quais intitulada "Canção do Mar".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.