UE/África: Sócrates garante cimeira sem tabus políticos

Data:

O presidente em exercício da UE, José Sócrates, afirmou hoje que a Cimeira entre a União Europeia e África vai discutir "política sem tabus, sem temas proibidos", tendo os direitos humanos no centro da sua agenda.
José Sócrates falava no final da I Cimeira da Juventude entre a Europa e África – uma iniciativa do Centro Norte Sul do Conselho da Europa que contou com o apoio da Comissão Europeia e do Governo português.
Ao longo de três dias, a cimeira juntou cerca de 250 jovens da Europa e da África em representação de governos, organizações regionais e internacionais de países dos dois continentes.
Tendo ao seu lado o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, o primeiro-ministro português referiu-se no seu discurso à questão do peso de temas como a democracia, o pluralismo e os direitos humanos na Cimeira UE-África.
Neste ponto, Sócrates elevou o tom do seu discurso e procurou deixar uma garantia: "vamos discutir política sem tabus, sem temas proibidos, com total liberdade".
"O tema dos direitos humanos faz parte do centro da agenda da cimeira. Neste momento, só estamos a falar de direitos humanos, porque vai realizar-se a cimeira entre União Europeia e África", argumentou o chefe do Governo português.
Na sua intervenção, além da questão dos direitos humanos e da democracia, José Sócrates falou também do impacto interno, em Portugal, da realização da cimeira.
"Com esta cimeira, Portugal volta ser a ponte entre a Europa e a África. Esta cimeira honra a história de Portugal, porque demonstra que temos os olhos postos no futuro e que encaramos o futuro com confiança", disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.