Pinto da Costa em tribunal para depôr em julgamento contra o Estado

Data:

Pinto da Costa não prestou qualquer declaração ao chegar hoje ao Tribunal de Gondomar onde vai ser julgado um processo cível movido pelo presidente do FC Porto contra o Estado português. Pinto da Costa pede uma indemnização de 50 mil euros, por alegada detenção ilegal, para interrogatório, ocorrida no âmbito do processo "Apito Dourado", em 3 de Dezembro de 2004. Chegou a admitir-se que o presidente do FC Porto não estaria presente, o que não era obrigatório, mas Pinto da Costa acabou por comparecer porque, segundo ironizou o seu advogado, Gil Moreira dos Santos, "tem simpatia por alguém que estará por aí".
Entre as cerca de duas dezenas de testemunhas que chegaram hoje de manhã ao Tribunal de Gondomar contam-se os antigos presidentes socialistas da Câmara do Porto, Fernando Gomes e Nuno Cardoso.
Só Fernando Gomes prestou uma curta declaração. "Venho cumprir o meu dever cívico. Claro que sou amigo de Pinto da Costa, mas venho como testemunha", disse.
O médico Fernando Póvoas, outra das testemunhas do processo, admitiu estar no tribunal de Gondomar para "dar apoio a um amigo".
Arrolada como testemunha pelo Ministério Público neste processo cível a ex-companheira de Pinto da Costa, Carolina Salgado, vai estar hoje ausente do julgamento por não ter sido notificada.
Em declarações à Agência Lusa, Carolina Salgado disse que esteve ausente do país, pelo que não foi notificada para comparecer hoje no Tribunal de Gondomar.
Se for notificada novamente, acrescentou, vai "dizer a verdade", sublinhando que se recorda do sucedido naquela altura, quando ainda vivia com Pinto da Costa.
"Claro que vou dizer a verdade e lembro-me muito bem dos factos…Há momentos na vida que a gente nunca esquece", afirmou.
Segundo fonte judicial, o antigo presidente da República Ramalho Eanes também, testemunha, já terá prestado depoimento por escrito.
Por videoconferência, a partir de outro tribunal, deverá depor a magistrada Ana Cláudia Nogueira, que trabalhou no processo "Apito Dourado", na sua primeira fase.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.