Euro2008: Portugal defronta a anfitriã Suíça, a Turquia e a Rep. Checa

Data:

A selecção portuguesa foi bafejada pela sorte, ao ficar com a anfitriã Suíça, a República Checa e a Turquia no Grupo A da fase final do Europeu2008, sediado em Basileia e Genebra.
Portugal "fugiu" a todos os "monstros", nomeadamente a Itália, França, Holanda e Grécia, tendo, teoricamente, uma tarefa facilitada na corrida a manter o pleno de passar sempre a fase inicial: aconteceu em 2004 (final), 1984 e 2000 (meias-finais) e 1996 (quartos-de-final).
A República Checa é o principal adversário de Portugal e uma equipa que não trás boas recordações, pois foram os checos que derrotaram a equipa lusa nos quartos-de-final do Euro1996, em Inglaterra, graças a um "chapéu" de Karel Poborsky a Vítor Baía.
Este foi, aliás, o único embate frente à República Checa, desde que esta se separou da Eslováquia: frente à Checoslováquia, a formação das "quinas" somou três vitórias, quatro empates e três derrotas (7-11 em golos).
Entre estes embates, destaque para o triunfo por 1-0 em Bratislava, com um golo de Eusébio, e, especialmente, o empate a zero, nas Antas, conseguido a 31 de Outubro de 1965, que selou a qualificação lusa para o Mundial de Inglaterra, em 1966.
Frente à Suíça, que tem a vantagem de actuar em casa, Portugal perde na globalidade, com seis vitórias, cinco empates e oito derrotas (25-28 em golos), mas ganha nos jogos oficiais, com três triunfos, quatro "nulos" e dois desaires (10-9), e está invicto desde 1982.
As duas formações nunca se encontraram em fases finais e, em solo suíço, Portugal perdeu cinco dos 10 encontros realizados, mas nenhum oficial, tendo empatado três e ganho dois: 3-2 em Zurique, a 29 de Abril de 1964, e 2-1 em Neuchatel, a 20 de Setembro de 1989.
Contra a Turquia, Portugal tem um registo perfeito em jogos oficiais, com quatro triunfos em outros tantos jogos, incluindo uma vitória por 1-0 na primeira fase do Europeu de 1996 e outra por 2-0, com "bis" de Nuno Gomes, nos quartos-de-final do Euro2000.
O único desaire luso face aos turcos aconteceu no primeiro "duelo" entre as duas selecções, num particular realizado a 18 de Dezembro de 1955, em Istambul (1-3).
Portugal cumpre os dois primeiros jogos em Genebra, frente à Turquia, 7 de Junho, às 20:45 locais (19:45 em Lisboa) e à República Checa, a 11, às 18:00 (17:00), e fecha a sua participação no Grupo A em Basileia, face à anfitriã Suíça, a 15, às 20:45 (19:45).
No caso de conseguir um dos dois primeiros lugares do agrupamento, a formação das "quinas" defrontará nos quartos-de-final, em Basileia (se for primeiro) ou Viena (segundo) uma das equipas do Grupo B, composto por Áustria, Croácia, Alemanha e Polónia.
Nas meias-finais, Portugal também só poderá enfrentar equipas dos Grupos A e B, pelo que só encontrará Itália, França, Holanda, Espanha ou Grécia numa hipotética final.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.