19 DE OUTUBRO

Data:

1807 – Tropas francesas comandadas pelo general Junot entram em Portugal, pela fronteira de Segura. Começam as invasões francesas.

1828 – Morre o compositor Franz Schubert, autor de "A Bela Moleira", "Viagem de Inverno", "A Morte e a Donzela".

1846 – É fundado o Banco de Portugal com o decreto régio que determina a fusão do Banco de Lisboa com a Companhia de Confiança Nacional.

1942 – II Guerra Mundial. Forças soviéticas contra-atacam em Estalinegrado, cercando as tropas alemãs.

1961 – Cerca de cinco mil rebeldes argelinos, detidos em prisões francesas, terminam uma greve de fome de 19 dias, conseguindo oestatuto de prisioneiros políticos.

1962 – É inaugurado o Centro de Investigação do Instituto Calouste Gulbenkian.

1970 – O Vaticano garante apoio ao plano das Nações Unidas destinado a diminuir a enorme diferença económica entre os países ricos e pobres.

1973 – Admissão da recém-formada República da Guiné-Bissau à OUA como 42º estado membro da organização.

1975 – É assinado o Acordo de Madrid, através do qual a Espanha cede o Saará Ocidental a Marrocos e à Mauritânia.

1977 – Um Boeing 727 da TAP despenha-se, ao tentar aterrar no aeroporto de Santa Catarina, no Funchal. Morrem 131 pessoas. É o primeiro e único grande desastre sofrido pela transportadora aérea nacional.

1981 – Portugal adopta o Código Europeu de Segurança Social.

1983 – Fortes chuvas provocam inundações na região de Lisboa, causando oito mortos e cerca de um milhar de desalojados.

1984 – O presidente da China Li Xianian termina a visita oficial a Portugal, a primeira efectuada por um chefe de estado chinês.

1985 – Começa, em Genebra, a primeira cimeira entre o presidente norte-americano Ronald Reagan e o dirigente soviético Mikhail Gorbachov.

1990 – Inicia-se a Cimeira da Conferência sobre Segurança e Cooperação na Europa, que dá origem à Carta de Paris para uma Nova Europa.

1991 – Barros Moura, Raimundo Narciso e Mário Lino são expulsos do PCP por "actividades fraccionárias". O sindicalista José Luís Judas demite-se do partido.

1994 – Termina a XI Cimeira Ibérica com a assinatura dos acordos sobre água, gás natural e cooperação transfronteiriça.

1996 – O presidente cubano Fidel Castro visita João Paulo II, no Vaticano.

1998 – Odivelas e Trofa passam a concelho.

2000 – O presidente do Peru Alberto Fujimori renuncia ao cargo, durante a viagem ao Japão.

2002 – O petroleiro Prestige parte-se em dois e afunda-se ao largo da Galiza. O derrame de fuel óleo aumenta exponencialmente.

2003 – O Governo português prolonga por um ano o prazo para a instalação e entrada em funções da Agência para a Qualidade e Segurança Alimentar, organismo criado em 2000.

2004 – A Federação Portuguesa de Andebol perde, por seis meses, o estatuto de utilidade pública.

2005 – O semanário Expresso publica escutas telefónicas efectuadas no âmbito do Caso Portucale e a PGR "lamenta" mais uma violação do segredo de justiça.

2006 – É lançado na Internet um portal das associações de imigrantes (www.aimigrantes.pt) para promover a participação e o diálogo entre os estrangeiros que vivem em Portugal e a sociedade de acolhimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.